02/12/2025
PRIMEIRA MINISTRA DIRIGE AS CERMÓNIAS CENTRAIS DE LUTA CONTRA O HIV e SIDA
O Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, na Cidade de Maputo, foi o local onde se realizaram as cerimónias centrais do Dia Mundial de Luta Contra o HIV e SIDA, 1 de Dezembro de 2025, sob o lema: Superar as crises, transformar a resposta ao HIV e SIDA.
As cerimónias foram marcadas por momentos culturais, exposição e feira de saúde, testemunhos, mensagens de encorajamento e progresso da resposta ao HIV e SIDA.
A Primeira-Ministra, Benvinda Levi, afirmou que a prevenção e o combate ao HIV e SIDA, deve ser reforçada, defendendo que “a resposta a epidemia seja cada vez mais inclusiva, eficaz e sem deixar ninguém para trás”.
Segundo a governante, apesar de o país atravessar desafios que impactam o sistema de saúde, registam-se progressos que reforçam a confiança na capacidade de redução de novas infecções por HIV e mortes relacionadas a SIDA, sublinhando que até setembro de 2025, 87% das PVHIV conheciam o seroestado, 95% das que conheciam o seroestado, estavam em tratamento e 91% das que estavam em tratamento apresentavam a supressão viral, o que aproxima o país das metas globais da ONUSIDA, 95-95-95 respectivamente.
Aliás, os dados ora apresentados referentes as estimativas de 2024, mostram um panorama preocupante, com aproximadamente 2.5 milhões de moçambicanos vivendo com HIV, 44 mil mortes relacionadas a SIDA, sendo que 10 mil crianças de 0-14 anos. Foi neste contexto que a ministra, na análise de novas infecções destacou a feminização da epidemia como uma realidade entre jovens dos 15-24 anos de idade. Para cada nova infecção em rapazes desta faixa etária, houve três para sua contraparte, sendo que foram registadas 92 mil novas infecções em 2024, das quais 37% entre adolescentes e jovens dos 15-24 anos de idade.
Concluiu a sua intervenção encorajando a todos para o engajamento de forma a garantir que o país alcance o controlo da epidemia até 2030, como luta de todos pela dignidade humana.
Por seu turno, o Ministro da Saúde, Ussene Isse, defendeu, na sua intervenção, que investir na prevenção e no combate ao HIV não é um gasto, mas sim um posicionamento estratégico para o aumento da produtividade e criação de condições reais para o desenvolvimento do país.
O Ministro enfatizou que a prevenção começa nas comunidades, nas famílias e nos comportamentos de cada um de nós, na expansão de serviços, melhoria da qualidade dos cuidados, garantia de medicamentos e na proteção de populações vulneráveis.
As actividades alusivas a comemoração do dia mundial de luta contra SIDA, continuam com o programa Dezembro Vermelho ao longo de todo o país, com feiras de saúde, iniciativas de testagem, mobilização comunitária e acções de comunicação para a mudança social e de comportamento, visando fortalecer a prevenção e proteger a saúde dos moçambicanos.
-CM