Conselho Provincial de Combate ao HIV e SIDA da Cidade de Maputo

Conselho Provincial de Combate ao HIV e SIDA da Cidade de Maputo Instituição do Governo que coordena a Resposta ao HIV e SIDA na Cidade de Maputo

PRIMEIRA MINISTRA DIRIGE AS CERMÓNIAS CENTRAIS DE LUTA CONTRA O HIV e SIDAO Centro Internacional de Conferências Joaquim...
02/12/2025

PRIMEIRA MINISTRA DIRIGE AS CERMÓNIAS CENTRAIS DE LUTA CONTRA O HIV e SIDA
O Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, na Cidade de Maputo, foi o local onde se realizaram as cerimónias centrais do Dia Mundial de Luta Contra o HIV e SIDA, 1 de Dezembro de 2025, sob o lema: Superar as crises, transformar a resposta ao HIV e SIDA.
As cerimónias foram marcadas por momentos culturais, exposição e feira de saúde, testemunhos, mensagens de encorajamento e progresso da resposta ao HIV e SIDA.
A Primeira-Ministra, Benvinda Levi, afirmou que a prevenção e o combate ao HIV e SIDA, deve ser reforçada, defendendo que “a resposta a epidemia seja cada vez mais inclusiva, eficaz e sem deixar ninguém para trás”.
Segundo a governante, apesar de o país atravessar desafios que impactam o sistema de saúde, registam-se progressos que reforçam a confiança na capacidade de redução de novas infecções por HIV e mortes relacionadas a SIDA, sublinhando que até setembro de 2025, 87% das PVHIV conheciam o seroestado, 95% das que conheciam o seroestado, estavam em tratamento e 91% das que estavam em tratamento apresentavam a supressão viral, o que aproxima o país das metas globais da ONUSIDA, 95-95-95 respectivamente.
Aliás, os dados ora apresentados referentes as estimativas de 2024, mostram um panorama preocupante, com aproximadamente 2.5 milhões de moçambicanos vivendo com HIV, 44 mil mortes relacionadas a SIDA, sendo que 10 mil crianças de 0-14 anos. Foi neste contexto que a ministra, na análise de novas infecções destacou a feminização da epidemia como uma realidade entre jovens dos 15-24 anos de idade. Para cada nova infecção em rapazes desta faixa etária, houve três para sua contraparte, sendo que foram registadas 92 mil novas infecções em 2024, das quais 37% entre adolescentes e jovens dos 15-24 anos de idade.
Concluiu a sua intervenção encorajando a todos para o engajamento de forma a garantir que o país alcance o controlo da epidemia até 2030, como luta de todos pela dignidade humana.
Por seu turno, o Ministro da Saúde, Ussene Isse, defendeu, na sua intervenção, que investir na prevenção e no combate ao HIV não é um gasto, mas sim um posicionamento estratégico para o aumento da produtividade e criação de condições reais para o desenvolvimento do país.
O Ministro enfatizou que a prevenção começa nas comunidades, nas famílias e nos comportamentos de cada um de nós, na expansão de serviços, melhoria da qualidade dos cuidados, garantia de medicamentos e na proteção de populações vulneráveis.
As actividades alusivas a comemoração do dia mundial de luta contra SIDA, continuam com o programa Dezembro Vermelho ao longo de todo o país, com feiras de saúde, iniciativas de testagem, mobilização comunitária e acções de comunicação para a mudança social e de comportamento, visando fortalecer a prevenção e proteger a saúde dos moçambicanos.


-CM


SECRETÁRIO DE ESTADO NA CIDADE DE MAPUTO, DIRIGE A XI SESSÃO DO CONSELHO PROVINCIAL DE COMBATE AO SIDA, ALARGADA AOS IMP...
31/10/2025

SECRETÁRIO DE ESTADO NA CIDADE DE MAPUTO, DIRIGE A XI SESSÃO DO CONSELHO PROVINCIAL DE COMBATE AO SIDA, ALARGADA AOS IMPLEMENTADORES DA RESPOSTA MULTISSECTORIAL

A XI Sessão do Conselho Provincial de Combate ao SIDA, Alargada aos Implementadores da Resposta Multissectorial (CPCSA), foi realizada nesta quarta-feira, 29 de outubro, na Sala dos Grandes Actos do Conselho de Serviços de Representação de Estado na Cidade de Maputo, Distrito de KaMavota e foi dirigida pelo Secretário de Estado na Cidade de Maputo, Vicente Joaquim Imede, na qualidade de presidente do órgão.
Participaram nesta sessão cerca de 70 actores da resposta, entre membros do CPCS, representantes do Sector Público, do Sector Privado, das organizações comunitárias, Sociedade Civil e órgãos de comunicação social.
O evento enquadra-se no objectivo 6 do PEN V (Alcançar uma resposta nacional à epidemia do HIV mais coordenada) e visava apresentar o balanço do Plano Multissectorial de Resposta ao HIV e SIDA e perspetivar os próximos passos.
Durante a apresentação do balanço, a Secretária Executiva do Conselho Provincial de Combate a SIDA, Aldevina Carlos Nhantumbo Tsambe, apontou as manifestações e o corte de financiamento como dois factores que enfraqueceram as realizações dos parceiros. Estes dois factores traduziram-se na variação negativa em relação ao alcançado em igual período de 2024. Apesar da observância destes factores, as acções de redução de novas infecções (Sessões educativas, distribuição de material de IEC, disponibilização de insumos de prevenção e intervenções em órgãos de comunicação), permitiram o alcance de mais pessoas em relação ao ano passado.
Segundo Serviço de Saúde, no presente ano, 8.056 pessoas iniciaram TARV, sendo 264 crianças de 0 a 14 anos de idade, perfazendo um cumulativo de 166.734 pessoas em TARV, das quais 5.060 são crianças entre 0 e 14 anos de idades.
Os dados de estimativas fornecidos pela ONUSIDA, Spectrum v6.42 indicam que as novas infecções passaram de 4.500 em 2023 para 5.600 em 2024.
O Serviço de Saúde refere que o aumento de novas infecções está relacionado, dentre vários factores, com a introdução da estratégia de auto-teste que aumenta a demanda para conhecimento do seroestado. Porém, Sua Excelência, Vicente Joaquim Imede, recomendou que se fizesse uma avaliação mais aprofundada para se apurar os factores determinantes.
Além do balanço feito pelo CPCS e pelo Serviço de saúde, foram apresentadas acções comunitárias realizadas pela ECoSIDA que implementa o Projecto VIVA+ no sector privado, universidades, mercados e terminais de transportes, com actividades de feiras de saúde e promoção de serviços de saúde na comunidade para prevenção e testagem do HIV. Igualmente foram apresentadas as actividades realizadas pela HIXIKANWE onde destacamos promoção de saúde sexual reprodutiva para RAMJ; fortalecer os mecanismos de prevenção, proteção e resposta à VBG.
O Secretário de Estado enalteceu a persistência dos agentes implementadores na contribuição da Resposta Provincial do HIV. Disse que a Cidade de Maputo, com uma prevalência de 16.8%, nesses últimos anos, não tem poupado esforços para reverter a tendência da expansão da epidemia do HIV e temos boas notas de progressos assinaláveis, apesar de se ter observado, no ano em curso, momentos conturbados, sobretudo das manifestações pós-eleitorais e dos cortes de financiamento por parte do Governo Norte Americano.
Entre as acções em curso, o Secretário de Estado sublinhou a disponibilização do TARV em 42 Unidades Sanitárias e os serviços de SMI/PTV estão a ser oferecidos à 32 Unidades Sanitárias na nossa cidade o que permite o aumento do acesso ao TARV nas crianças infectadas e todas as mulheres grávidas vivendo com o HIV.
Disse que a redução do apoio orçamental assim como a escassez de recursos não deve nos deixar de mãos cruzadas muito menos desistir da causa. Temos que trabalhar para reverter a situação com envolvimento de todos e com os recursos disponíveis. Precisamos focalizar mais na prevenção das crianças, ter mensagens particulares para mulheres e crianças de s**o feminino. Apelamos a todas as entidades públicas e privadas nacionais, organizações religiosas e não-governamentais para que continuem a complementar os esforços do Governo nesta luta que é de todos nós, porque a sustentabilidade da resposta depende do esforço multissectorial, acções conjuntas e colaborativas.

Provincial de Combate ao SIDA-Cidade de Maputo
Provincial ao HIV e SIDA

e SIDA

O estigma e discriminação estão entre as principais barreiras de prevenção, cuidados e tratamentos em relação ao HIV. Fa...
24/10/2025

O estigma e discriminação estão entre as principais barreiras de prevenção, cuidados e tratamentos em relação ao HIV. Fazem com que as pessoas tenham medo de procurar informações, serviços e métodos que reduzam o risco de infecção e de adoptar comportamentos seguros.

✨ Vamos construir juntos o futuro da resposta ao HIV em Moçambique!O CNCS está a avaliar o PEN V (2021–2025) para inform...
24/09/2025

✨ Vamos construir juntos o futuro da resposta ao HIV em Moçambique!

O CNCS está a avaliar o PEN V (2021–2025) para informar o próximo plano estratégico. Sua experiência é essencial!

📝 Responda ao questionário através do link: https://forms.gle/dLfVmRrMAoxdbEvW9

📅 Prazo para submissão: 03 de outubro de 2025

💬 Partilhe com quem vive, trabalha ou actua na resposta ao HIV.

07/07/2025
17/04/2025

Todos passamos por aquele sufuco quando esperamos os resultados do teste.
Mas nada se compara ao alívio quando sabemos que evitamos cenas e usamos o pr********vo.
O Edu sentiu tudo isto na primeira pessoa, e tu?

Usar o pr********vo é a melhor forma de protegeres quem amas. Não importa o estado de saúde, o importante é a responsabi...
12/04/2025

Usar o pr********vo é a melhor forma de protegeres quem amas. Não importa o estado de saúde, o importante é a responsabilidade. Neste mês do namoro, é fundamental lembrar: s**o seguro é para todos! 🔥 ❤️

Mulher que se cuida, é mulher que conquista. Usa o pr********vo e evita cenas
07/04/2025

Mulher que se cuida, é mulher que conquista. Usa o pr********vo e evita cenas

Saber é poder! Podes proteger-te a ti, cuidar do teu parceiro(a) e curtir a vida sem stress.Lembra-te: o pr********vo co...
02/04/2025

Saber é poder! Podes proteger-te a ti, cuidar do teu parceiro(a) e curtir a vida sem stress.
Lembra-te: o pr********vo continua a ser o teu melhor aliado para um namoro seguro e responsável! 🤙🏾💕

Apoiar é amar, proteger é cuidar! 💙O teu apoio faz a diferença na vida das pessoas. Desde oferecer um pr********vo aos a...
28/03/2025

Apoiar é amar, proteger é cuidar! 💙
O teu apoio faz a diferença na vida das pessoas. Desde oferecer um pr********vo aos amigos ou ter conversas sem tabus do s**o seguro. Juntos, quebramos preconceitos e espalhamos respeito! ✨

26/03/2025

Em casa o papo é aberto e sem stress! Ter uma família que fala de tudo, até de s**o seguro, é muito importante!
E tu, já falaste disso em casa? Perder a vergonha é o primeiro passo para evitar problemas. S**o seguro começa na conversa!

Endereço

Maputo
1100

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Conselho Provincial de Combate ao HIV e SIDA da Cidade de Maputo publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Prática

Envie uma mensagem para Conselho Provincial de Combate ao HIV e SIDA da Cidade de Maputo:

Compartilhar

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram