Observatorio de Recursos Humanos Para a Saude de Moçambique

Observatorio de Recursos Humanos Para a Saude de Moçambique O Observatório é um fórum composto por diversas instituições que procura promover a colaboraç?

Participe de forma virtual na X Conferencia Anual do Observatório de Recursos Humanos para Saúde em Mozambique. Não perc...
31/07/2024

Participe de forma virtual na X Conferencia Anual do Observatório de Recursos Humanos para Saúde em Mozambique. Não perca essa oportunidade de acompanhar a partilha de evidências sobre O perfil da forca de trabalho envolvida na gestão e lideranca no Subsistema Público de Saúde.

Esperamos por ti

Estimados, desejamos a todos, Festas Felizes.
24/12/2018

Estimados, desejamos a todos, Festas Felizes.

Vamos participar!
21/07/2018

Vamos participar!

Relatório Mundial de Estatísticas da Saúde 2018: monitorando a saúde para os ODS, objetivos de desenvolvimento sustentáv...
24/05/2018

Relatório Mundial de Estatísticas da Saúde 2018: monitorando a saúde para os ODS, objetivos de desenvolvimento sustentável

Por este meio partilhamos o documento recentemente publicado pela OMS que traz dados estatísticos mundiais da saúde e vale muito a pena sua leitura.

Infelizmente o documento encontra-se somente em inglês. Mas pode ler um breve resumo dos trechos mais relevantes sobre o conteúdo do mesmo, traduzido pela Dra. Eliane Santos - Moderadora HIFA-PT:

O Relatório Mundial de Estatísticas da Saúde é o retrato anual da OMS sobre o estado da saúde mundial. Esta edição de 2018 contém os dados mais recentes disponíveis para os 36 indicadores dos ODS relacionados à saúde.

Também vincula-se às três prioridades estratégicas alinhadas pelos ODS do 13º Programa Geral de Trabalho da OMS: alcançar a cobertura universal de saúde, abordar emergências de saúde e promover populações mais saudáveis.

Os dados mais recentes mostram que:
 Hoje, menos da metade das pessoas no mundo recebe todos os serviços de saúde essenciais de que precisam.
 Em 2010, quase 100 milhões de pessoas foram levadas à pobreza extrema porque tiveram que pagar pelos serviços de saúde de seus próprios bolsos.
 13 milhões de pessoas morrem todos os anos antes dos 70 anos por motivo de doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas, diabetes e câncer - a maioria em países de baixa e média renda.
 Em todos os dias do ano 2016, 15.000 crianças morreram antes de completar o quinto aniversário.
 303.000 Mulheres morreram devido a complicações da gravidez ou do parto em 2015. Quase todas essas mortes ocorreram em países de baixa e média renda (99%).
Reduzir a mortalidade materna depende crucialmente de garantir que as mulheres tenham acesso aos cuidados de qualidade antes, durante e após o parto.

O documento completo pode ser accessado aqui:
Outras informações de documento de apoio: bit.ly/2IssGAP

[http://www.who.int/gho/publications/world_health_statistics/2018/WHS_2018.png] The World Health Statistics series is WHO's annual snapshot of the state of the world's health.

11/05/2018

Saúde é um Direito Humano
Celebração do Dia Internacional do Enfermeiro, 12 de Maio de 2018

10/05/2018

Moçambique Avança; com mais saúde e com população feliz:
Hospital Central de Quelimane

Mensagen do dia 06 de AbrilForça de Trabalho Necessária para Garantir  a Segurança da Saúde Mundial70% dos países não es...
06/04/2018

Mensagen do dia 06 de Abril
Força de Trabalho Necessária para Garantir a Segurança da Saúde Mundial

70% dos países não estão preparados para responder e gerir surtos de doenças infecciosas. para fortalecer a e evitar pandemias. .

Como aconteceu na epidemia do em 2014-2015, a falta de acesso a formados e supervionados na primeira linha de cuidados de saúde pode ter consequências devastadoras para as comunidades.
.


saiba mais:
http://www.who.int/hrh/events/2018/6thannual-whww/en/

Semana Mundial dos Trabalhadores de Saúde 1-7 de Abril de 2018A cada ano a organização Mundial da Saúde (OMS) escolhe um...
02/04/2018

Semana Mundial dos Trabalhadores de Saúde 1-7 de Abril de 2018

A cada ano a organização Mundial da Saúde (OMS) escolhe um tema central para ser debatido no Dia Mundial da Saúde, o qual passa a ser uma prioridade na agenda internacional da OMS. O tema do Dia Mundial da Saúde de 2018 é "Saúde para todos". Ele resume o objetivo da OMS ao longo da sua existência, lembrando que a organização está a celebrar 70 anos.

Em 2017, com o lema "Let's talk" (vamos conversar), o tema foi a depressão, cuja iniciativa teve como objectivo ajudar a prevenir e a tratar a depressão.

O Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade única de alertar a sociedade civil para temas-chave na área da saúde que afetam a humanidade, além de desenvolver atividades com vista à promoção do bem-estar das populações, tal como a promoção de hábitos de vida saudáveis.

Uma Força de trabalho em saúde é necessária para o alcance da cobertura universal de saúde e os objectivos de desenvolvimento sustentáveis (ODS).

Uma Força de trabalho fortalecida é um dever para o alcance da universaldesaude e os . Por isso devemos garantir que os profissionais de saude contribuam. de saude

20/03/2018
Uso de Mapas Georreferenciados para Monitoria da Abordagem Testar e Iniciar - Componente de Recuros Humanos para Saúde...
20/03/2018

Uso de Mapas Georreferenciados para Monitoria da Abordagem Testar e Iniciar - Componente de Recuros Humanos para Saúde

O Observatório de RHS em estreita colaboração com o Programa de HIV e a DRH produziu informação estratégica, cruzando dados de RHS do sistema de informação eSIP-Saúde e dados de prestação de serviços TARV/B+ do Programa de HIV para permitir uma tomada de decisão com base em evidências, especificamente no âmbito da monitoria da implementação da Estratégias 90-90-90 e Testar e Iniciar

Objectivos:

- Apresentar os mapas georreferenciados comparativos entre Dezembro de 2016 e Dezembro de 2017, que cruzam dados de Recursos Humanos para a Saúde com dados de prestação de serviço TARV/B+ no âmbito da monitoria da implementação da estratégia Testar e Iniciar.

- Promover o uso destes mapas e ferramentas adicionais na formação ou alocação de clínicos com competência para a implementação dos cuidados HIV

- Expandir o uso dos mapas para outras áreas dos cuidados de HIV (APSS/PP, Laboratório …)

Vários mapas georreferenciados foram elaborados por cada província com um grau de complexidade crescente:

um mapa que apresenta apenas a informação sobre a prestação de serviço TARV/B+ em cada US

um mapa que cruza a informação sobre a prestação de serviço TARV/B+ com o número de pacientes em TARV/B+ em cada US

um mapa que que cruza a informação sobre a prestação de serviço TARV/B+ com a percentagem de clínicos competentes em cada US

um mapa que que cruza a informação sobre a prestação de serviço TARV/B+ com a percentagem de clínicos competentes e a carga de trabalho (ou seja o rácio de pacientes em TARV/B+ por clínico competente) em cada Unidade Sanitária.

Nota: Clínicos com competências são todos Técnicos e Agentes de Medicina, Enfermeiros de todos os níveis, ESMI de todos os níveis, Médicos Generalistas ou de Clínica Geral, Médicos Hospitalares internistas, Médicos Hospitalares com especialidade de doenças infeciosas e Médicos Hospitalares pediatras que adquiriram competências através da formação inicial ou formação contínua.

CURSO ONLINE SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS Estão abertas as inscrições para o curso online Saúde Baseada em Evidências, of...
08/03/2018

CURSO ONLINE SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS

Estão abertas as inscrições para o curso online Saúde Baseada em Evidências, oferecido na plataforma Coursera. Desenvolvido pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Campinas e voltado para qualquer nível de formação, o curso tem o objetivo de aproximar os resultados de pesquisa da prática em saúde.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente por meio do site: https://www.coursera.org/learn/sbe

Para saber mais sobre o curso: https://youtu.be/sXXGlb7R5xc

Saúde Baseada em Evidências from Universidade Estadual de Campinas. Por que as informações na área da saúde são tão conflitantes? Existe algum lugar em que a informação sobre saúde é confiável? O que devo considerar ao deparar com alguma novidade ...

Endereço

Avenida Eduardo Mondlane, 1008
Maputo
264

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Observatorio de Recursos Humanos Para a Saude de Moçambique publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Prática

Envie uma mensagem para Observatorio de Recursos Humanos Para a Saude de Moçambique:

Compartilhar