Kama Mwezi

Kama Mwezi Kama Mwezi uma iniciativa baseada em três pilares Educação, Saúde e Independência financeira

No ambiente digital, muitas mulheres e raparigas enfrentam assédio, mensagens abusivas, controlo e exposição não consent...
03/12/2025

No ambiente digital, muitas mulheres e raparigas enfrentam assédio, mensagens abusivas, controlo e exposição não consentida.

É preciso impor limites, não apenas para proteção, mas para educar quem está do outro lado do ecrã.

Definir fronteiras claras, bloquear perfis abusivos, denunciar comportamentos violentos e não aceitar “brincadeiras” que ferem, são algumas formas de garantir a segurança e o bem-estar no meio digital.

A K**a Mwezi juntou-se hoje às cerimónias centrais do Dia Mundial da Sida, com o lema “Superar as crises, transformar a ...
01/12/2025

A K**a Mwezi juntou-se hoje às cerimónias centrais do Dia Mundial da Sida, com o lema “Superar as crises, transformar a resposta ao HIV e Sida”.

Este dia nos lembra que o HIV continua a ser um desafio real em Moçambique, que exige respostas imediatas e responsáveis.

Num contexto onde ainda proliferam desigualdades, desinformação e barreiras ao acesso aos cuidados, torna-se urgente fortalecer redes de apoio e promover iniciativas que garantam a prevenção, educação e o acompanhamento para todas as pessoas que vivem com HIV/SIDA.

E porque a mudança começa na comunidade que nos rodeia, perguntámos à nossa liderança o que precisa de mudar nas comunid...
29/11/2025

E porque a mudança começa na comunidade que nos rodeia, perguntámos à nossa liderança o que precisa de mudar nas comunidades para garantir proteção, respeito e dignidade às raparigas.

Neste dia internacional das Mulheres Defensoras dos Direitos Humanos reconhecemos e celebramos as mulheres que, com coragem e determinação, protegem e promovem os direitos de cada pessoa na nossa sociedade.

🧡 A sua empatia e espírito de responsabilidade colectiva são um lembrete de que pequenas acções fazem grandes diferenças.

A violência digital nem sempre é visível, mas as suas consequências são profundas e transformam a forma como as mulheres...
27/11/2025

A violência digital nem sempre é visível, mas as suas consequências são profundas e transformam a forma como as mulheres e raparigas se expressam, participam e ocupam o mundo virtual. Muitas vezes, o que acontece nos ecrãs, afecta a vida real.

É essencial conscientizar sobre como estas formas de violência se manifestam e reconhecer que o digital também precisa ser um espaço de segurança e de respeito.
🧡

Neste 25 de Novembro solidarizamo-nos e amplificamos as vozes de todas as mulheres e raparigas na luta por um espaço dig...
25/11/2025

Neste 25 de Novembro solidarizamo-nos e amplificamos as vozes de todas as mulheres e raparigas na luta por um espaço digital mais seguro, digno e livre de violência baseada no género.

🚫A violência digital contra a mulher e rapariga é uma realidade crescente que as coloca em risco, mesmo que a agressão aconteça através de um ecrã.

As plataformas que um dia significaram liberdade, aprendizado e comunidade, hoje são palco para o assédio, a intimidação e a manipulação com o intuito de silenciar e controlar.

🧡 Hoje damos início à Campanha dos de activismo contra a violência baseada no género, para juntas reforçar que e

19/11/2025

Sabes do que é feito o nosso penso menstrual reutilizável? 🥰

Desde o tecido antialérgico que toca a pele à mistura de algodão absorvente para evitar fugas, cada camada do nosso penso é cuidadosamente selecionada para garantir a tua saúde, conforto e segurança.✨

Cuidar do teu ciclo menstrual pode ser sustentável e económico.♻️

A educação menstrual não é um luxo, é um direito!Todas as mulheres e raparigas merecem ter acesso a produtos de higiene ...
17/11/2025

A educação menstrual não é um luxo, é um direito!

Todas as mulheres e raparigas merecem ter acesso a produtos de higiene que lhes permitam gerir o seu período menstrual com segurança, conforto e dignidade.

Garantir informação, acesso e condições adequadas não só fortalece a autonomia menstrual, como também combate o estigma, melhora a saúde e promove igualdade de oportunidades.

Porque é que a K**a Mwezi fala tanto sobre a gestão menstrual? Porque a menstruação é uma experiência natural, mas que c...
12/11/2025

Porque é que a K**a Mwezi fala tanto sobre a gestão menstrual?

Porque a menstruação é uma experiência natural, mas que continua a ser tratada como um assunto invisível, como um tabu, gerando silêncio, vergonha e abrindo espaço para desinformação.

A menarca é, certamente, uma experiência única para toda rapariga, o primeiro contacto com algo que a acompanhará para o resto da sua vida, enquanto mulher em idade reprodutiva. Na nossa missão, encontramos inúmeras raparigas que não têm sequer produtos adequados para gerir o seu período menstrual, recorrendo muitas vezes ao uso de panos e tecidos em condições pouco seguras.

Falar sobre a gestão menstrual, é romper com esse silêncio e criar espaços de diálogo, para o conhecimento e para incentivar o auto-cuidado. É dar às mulheres e raparigas a possibilidade de compreender o seu corpo e de viver o seu ciclo com mais dignidade e autonomia.

Quando falamos de gestão menstrual, falamos sobre saúde, igualdade e futuro. Falamos em prol das raparigas para que frequentem a escola sem receio, e das mulheres para que participem activamente no desenvolvimento do seu meio e recuperem a sua confiança.

Feliz 138º aniversário, Cidade de Maputo!
10/11/2025

Feliz 138º aniversário, Cidade de Maputo!

07/11/2025

❗Já imaginaste viver o teu ciclo menstrual com mais conforto, confiança e sem impactar negativamente no meio ambiente?

Os nossos pensos e calcinhas menstruais reutilizáveis são fabricados localmente por jovens mulheres moçambicanas, com todo o cuidado e dedicação para garantir proteção, sustentabilidade e bem-estar em cada detalhe.

Escolhe o que combina melhor contigo:
⏩ Penso Reutilizável
⏩ Calcinha-Penso
⏩ Kit completo

📞Fala connosco e descobre como adquirir o teu kit.

Criar oportunidades para elas contribui para o crescimento de comunidades mais justas e inclusivas.
03/11/2025

Criar oportunidades para elas contribui para o crescimento de comunidades mais justas e inclusivas.

Cerca de 30 mulheres empreendedoras informais do distrito de Palma participam, nesta semana, de uma Capacitação sobre Co...
31/10/2025

Cerca de 30 mulheres empreendedoras informais do distrito de Palma participam, nesta semana, de uma Capacitação sobre Competências Financeiras, no âmbito do Programa de Apoio a Dignidade Menstrual.

A formação visa fortalecer o empoderamento económico e social das mulheres empreendedoras, através do aprimoramento de conceitos básicos de finanças, vendas e poupança.

Igualmente, com o apoio do Programa de Apoio a Dignidade Menstrual, esta capacitação servirá como estrutura para a criação de um grupo de microcrédito.

“Queremos que as mulheres em Palma, tenham acesso a produtos de gestão menstrual dignos, mas também a oportunidades de promoção da autonomia financeira.

Com este treinamento, mostramos que ter dignidade é também gerar e saber gerir o seu próprio rendimento.” Disse Quibibi Alexandre, oficial local do projecto.

Ao final de quatro dias, as participantes terão beneficiado da oportunidade de colocar em prática simulações dinâmicas de gestão de negócio, medição de receitas, despesas e lucros, e separação entre finanças pessoais e de negócio.

Endereço

Maputo

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Kama Mwezi publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Prática

Envie uma mensagem para Kama Mwezi:

Compartilhar

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram