Hospital Central de Maputo - HCM

Hospital Central de Maputo - HCM O Hospital Central de Maputo ė um hospital público de referência, elevado nível de competência, e oferece atendimento bem como campo de desenvolvimento de

O Hospital Central de Maputo (HCM), foi criado através do Decreto-Lei n.º 8/75 de 18 de Janeiro e redefinido pelo Decreto n.º 31/2018 de 25 de Maio. ​NUIT:​ 5️⃣0️⃣0️⃣0️⃣0️⃣4️⃣9️⃣7️⃣5️⃣

🅲🅻🅸🅽🅸🅲🅰 🅴🆂🅿🅴🅲🅸🅰🅻: 873006078; 873006993

Um agradecimento especial aos novos maiores fãs da página! 💎 Djeiina Reverence, Amina Mpfumo, Arlindo Nhantumbo, Ligia S...
29/10/2025

Um agradecimento especial aos novos maiores fãs da página! 💎

Djeiina Reverence, Amina Mpfumo, Arlindo Nhantumbo, Ligia Smith, Fernando Saguate, Victor Zhao, Couve Dezanove Proteção, Berta Vuma, Eufrâncio Armando Queha, Elisa António, Floréncia P. Makuana, Ana Silvestre Pacule, Alexandre Chirindza, Ozelio Mario Calima Calima, Inocencia Changule, Julieta Ngale, Såimönñēy Pülülõ, Judite Benfica, Felecidade Manuel, A Tall Amelia Sefane, Chimele Arlindo Sitoe, Hizibia Bene, Anita Thank, Anabela Senda, Isabel Da Tonia, Catarina Nhabete, Noemi Bila, Albertina Massuque, Nadia Samo, Stelastelaines Guila, Katita Uachane Uachane, Vivi Dzualo, Leque Jone Ndlovu, Amina Omar, Pedro Avelino, Filoh Thobw, Dul Cy, Clem Tomas Nhampossa, Gloria Mahita Mahita, Telma Maria Nhamirre, Zinaida Macamo, Virginia Langa, Anuario Filipe Tombasse, Francisco Fernando Tembe, Nenê Batista, Mabuymabuy Becas, Davul khau, Ivan Machanguana, Elídio Forma, Jordao Augusto Namutapa

POR POR UM HOSPITAL MELHOR

29/10/2025
 #𝗣𝗔𝗥𝗖𝗘𝗥𝗜𝗔𝗦: 𝗔𝗠𝗜𝗚𝗢𝗦 𝗗𝗢 𝗛𝗢𝗦𝗣𝗜𝗧𝗔𝗟 𝗢𝗙𝗘𝗥𝗘𝗖𝗘𝗠 𝗠𝗔𝗧𝗘𝗥𝗜𝗔𝗟 𝗗𝗘𝗦𝗣𝗢𝗥𝗧𝗜𝗩𝗢 𝗔𝗢 𝗛𝗖𝗠O Hospital Central de Maputo – HCM, recebeu na manhã ...
29/10/2025

#𝗣𝗔𝗥𝗖𝗘𝗥𝗜𝗔𝗦: 𝗔𝗠𝗜𝗚𝗢𝗦 𝗗𝗢 𝗛𝗢𝗦𝗣𝗜𝗧𝗔𝗟 𝗢𝗙𝗘𝗥𝗘𝗖𝗘𝗠 𝗠𝗔𝗧𝗘𝗥𝗜𝗔𝗟 𝗗𝗘𝗦𝗣𝗢𝗥𝗧𝗜𝗩𝗢 𝗔𝗢 𝗛𝗖𝗠

O Hospital Central de Maputo – HCM, recebeu na manhã desta terça-feira (28/10), diverso material desportivo composto por camisetas e calcões.

Os bens que se destinam à equipa sénior de futebol desta unidade sanitária, foram oferecidos pelos amigos do Hospital.

No acto da entrega, Iliasse Fakir em representação daquela associação de voluntários sem fins lucrativos, disse que a oferta simboliza um incentivo para os atletas conquistarem mais títulos e manterem uma vida saudável, através da prática do desporto.

Já o Director Geral do HCM, Mouzinho Saide a quem lhe foram entregues formalmente os bens, agradeceu, destacando a sua importância para a massificação do desporto a nível institucional.

Os amigos do hospital, fazem parte de um grupo de associados, composto por pessoas de direito colectivo e individual, que se têm destacado em diversas acções solidárias, posicionando-se como um parceiro estratégico da maior unidade sanitária do país.

A associação, tem vindo a apoiar em diversas vertentes, com destaque para a doação de diverso material e consumíveis hospitalares, benfeitorias nas infraestruturas e apoio na organização de importantes eventos, como, a festa alusiva ao dia da criança e natal solidário. (HCM-DCI)

Obrigado por se destacarem como por seguidores mais activos  da  página no período  de 19 - 25/10 e por fazerem parte da...
28/10/2025

Obrigado por se destacarem como por seguidores mais activos da página no período de 19 - 25/10 e por fazerem parte da nossa lista de interações semanal! 🎉

Chaban Antonio, Celioborge Manuel, Julieta Jordão, Nilta Da Thualfa, Faustino Rachide António, Marta Luis Chunguane, Ana Machanguana, Ozelio Mario Calima, Niklaus Da Kruz, Odete Luís Mandlate, Sunayca Valeriano, Teresa Rafael, Victor Zhao, Adalberto Tomas Jr., Jorge Ernesto Hernández Estevez, Seceu David, Elisa Eugénio, O Manuel Cambula, Lendário O Maluco Civilizado, Joana Cuamba, Teresas Bandeira, Inês Teles, Marlene Branco Marlene, Wilma Telmina, Lucrencia Mahumane, Jvr Spares, Antonio Junior, Justino Madeira, Nélia Nuro, Antonio Rafael Manhica, Dejocha Changul, Euler Pierce, Judite Dengo, Sheila Carolina Chiau, Benny Chicovele, Helena Buque, Idálmiss Sitoe, Glenys Mabel Peña Barreras, Leonor Mabota, Atumane Amade, Niss Mena Ngulela, Nolan Wilson William, Camila Marcos Alabioni, Raquel Zaicaner, Jorgina De Jesus, Laura Luis Mulhovo, Joaquim Damel, Elda Maculuve, Sureaa M***a Agostinho, Ionilda Lidia Cossa

JUNTOS POR UM HOSPITAL MELHOR

𝗩𝗢𝗗𝗔𝗖𝗢𝗠 𝗦𝗢𝗟𝗜𝗗𝗔𝗥𝗜𝗭𝗔-𝗦𝗘 𝗖𝗢𝗠 𝗣𝗔𝗖𝗜𝗘𝗡𝗧𝗘𝗦 𝗢𝗡𝗖𝗢𝗟Ó𝗚𝗜𝗖𝗢𝗦A Empresa moçambicana de telefonia móvel, Vodacom, ofereceu setenta e cin...
27/10/2025

𝗩𝗢𝗗𝗔𝗖𝗢𝗠 𝗦𝗢𝗟𝗜𝗗𝗔𝗥𝗜𝗭𝗔-𝗦𝗘 𝗖𝗢𝗠 𝗣𝗔𝗖𝗜𝗘𝗡𝗧𝗘𝗦 𝗢𝗡𝗖𝗢𝗟Ó𝗚𝗜𝗖𝗢𝗦

A Empresa moçambicana de telefonia móvel, Vodacom, ofereceu setenta e cinco (75) kits de produtos alimentares e de higiene pessoal, a igual número de pacientes em tratamento contra os cancros do útero, da v***a, da mama, do ovário e doenças de inflamação pélvica, condições essas que afectam milhares de mulheres em Moçambique, e que continuam a representar um desafio significativo para a saúde pública feminina.

O acto teve lugar na manhã do dia (24/10), nas Enfermarias da Ginecologia II e cirurgia II, do Hospital Central de Maputo.

O gesto solidário, enquadra-se no Outubro Rosa, mês em que se reforçam as campanhas de consciencialização, com o objectivo de alertar as mulheres e sociedade em geral, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce destas patologias que tendem a afectar cada vez mais mulheres.

A iniciativa, é do Fórum de mulheres daquela empresa de telecomunicações e reforça a ideia de que a luta contra o cancro, é uma causa que une a todos.

O cancro do colo do útero é o que mais gera mortalidade neste momento no HCM e, em segundo lugar o cancro da mama é o que mais dizima vidas no país. (HCM-DCI)

𝗣𝗘𝗗𝗜𝗔𝗧𝗥𝗜𝗔 𝗗𝗢 𝗛𝗖𝗠 𝗘𝗠𝗣𝗘𝗡𝗛𝗔𝗗A 𝗘𝗠 𝗠𝗘𝗟𝗛𝗢𝗥𝗔𝗥 𝗖𝗢𝗡𝗗𝗜ÇÕ𝗘𝗦 𝗗𝗘 𝗔𝗧𝗘𝗡𝗗𝗜𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢Em resposta à elevada demanda que se tem verificado e vis...
23/10/2025

𝗣𝗘𝗗𝗜𝗔𝗧𝗥𝗜𝗔 𝗗𝗢 𝗛𝗖𝗠 𝗘𝗠𝗣𝗘𝗡𝗛𝗔𝗗A 𝗘𝗠 𝗠𝗘𝗟𝗛𝗢𝗥𝗔𝗥 𝗖𝗢𝗡𝗗𝗜ÇÕ𝗘𝗦 𝗗𝗘 𝗔𝗧𝗘𝗡𝗗𝗜𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢

Em resposta à elevada demanda que se tem verificado e visando melhorar a prestação de cuidados de saúde, a Pediatria do Hospital Central de Maputo - HCM, acaba de criar um espaço anexo às Urgências, para o atendimento de pacientes em regime ambulatório.

É que, apesar dos vários e recorrentes apelos visando descongestionar o serviço, tal esforço não tem surtido os efeitos desejados o que tem gerado enchentes no local, facto que veio agravar com o surgimento de novas patologias tais como a Covid-19 em 2020 e recentemente, a Mpox (varíola dos macacos).

O Espaço que outrora foi usado para albergar material hospitalar obsoleto, beneficiou de obras de reabilitação e redimensionamento.

E por se tratar de um local dedicado ao atendimento de crianças, o mesmo foi transformado e adaptado para acolher este tipo de pacientes onde os petizes, poderão ser entretidos com algumas actividades lúdicas, enquanto aguardam pelo atendimento, o que vai contribuir para o bem-estar emocional e físico, tornando a experiência hospitalar menos traumática.

As paredes carregam cor e vida e o espaço, foi devidamente apetrechado, tudo para tornar o dia a dia dos pacientes, médicos e familiares, muito divertido.

A iniciativa é da 𝘼𝙨𝙨𝙤𝙘𝙞𝙖çã𝙤 𝙙𝙚 𝙇𝙪𝙩𝙖 𝘾𝙤𝙣𝙩𝙧𝙖 𝙤 𝘾𝙖𝙣𝙘𝙧𝙤 (𝘼𝙇𝘾𝘾), 𝙚𝙢 𝙥𝙖𝙧𝙘𝙚𝙧𝙞𝙖 𝙘𝙤𝙢 𝙖𝙨 𝙚𝙢𝙥𝙧𝙚𝙨𝙖𝙨, Á𝙜𝙪𝙖 𝙑𝙪𝙢𝙗𝙖, 𝘾𝙤𝙣𝙨𝙩𝙧𝙪𝙖𝙧𝙩𝙚, 𝙇𝙙𝙖, 𝙏𝙞𝙣𝙩𝙖𝙨 𝘾𝙄𝙉, 𝙄𝙉𝙉𝙊𝙑𝘼𝙎𝙏𝙐𝘿𝙄𝙊 𝙚 𝘼𝙨𝙨𝙤𝙘𝙞𝙖çã𝙤 𝙍𝙚𝙙𝙚 𝙋𝙧𝙤𝙥𝙤𝙧𝙘𝙞𝙤𝙣𝙖𝙡𝙞𝙨𝙩𝙖 𝙙𝙚 𝙈𝙤ç𝙖𝙢𝙗𝙞𝙦𝙪𝙚.

Contudo, o HCM renova o apelo e recomenda aos utentes a primeiro, dirigirem-se às unidades sanitárias da periferia, sempre que precisarem de atendimento hospitalar. (HCM-DCI)

𝗠É𝗗𝗜𝗖𝗢𝗦 𝗖𝗛𝗜𝗡𝗘𝗦𝗘𝗦 𝗗𝗘𝗦𝗣𝗘𝗗𝗘𝗠-𝗦𝗘 𝗖𝗢𝗠 𝗦𝗘𝗡𝗧𝗜𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢 𝗗𝗘 𝗗𝗘𝗩𝗘𝗥 𝗖𝗨𝗠𝗣𝗥𝗜𝗗𝗢Após quinze meses de serviço no Hospital Central de Maputo ...
23/10/2025

𝗠É𝗗𝗜𝗖𝗢𝗦 𝗖𝗛𝗜𝗡𝗘𝗦𝗘𝗦 𝗗𝗘𝗦𝗣𝗘𝗗𝗘𝗠-𝗦𝗘 𝗖𝗢𝗠 𝗦𝗘𝗡𝗧𝗜𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢 𝗗𝗘 𝗗𝗘𝗩𝗘𝗥 𝗖𝗨𝗠𝗣𝗥𝗜𝗗𝗢

Após quinze meses de serviço no Hospital Central de Maputo – HCM, uma equipa composta por médicos de nacionalidade chinesa, despediu-se no dia 21 de Outubro da contraparte moçambicana.

No momento do adeus, os profissionais de saúde daquele país asiático, receberam notas de despedida e de agradecimento do Director Geral do HCM, Mouzinho Saide pelo trabalho abnegado prestado e experiências compartilhadas ao longo da sua estadia, tendo ainda destacado o apoio incondicional concedido em material e equipamento hospitalar.

“𝘗𝘢𝘳𝘢 𝘢𝘭é𝘮 𝘥𝘢𝘴 𝘢𝘤𝘵𝘪𝘷𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦𝘴 𝘤𝘭í𝘯𝘪𝘤𝘢𝘴 𝘥𝘪á𝘳𝘪𝘢𝘴 𝘯𝘰𝘴 𝘴𝘦𝘤𝘵𝘰𝘳𝘦𝘴 𝘥𝘦 𝘰𝘳𝘵𝘰𝘱𝘦𝘥𝘪𝘢, 𝘤𝘪𝘳𝘶𝘳𝘨𝘪𝘢, 𝘶𝘳𝘰𝘭𝘰𝘨𝘪𝘢, 𝘢𝘯𝘦𝘴𝘵𝘦𝘴𝘪𝘢, 𝘨𝘪𝘯𝘦𝘤𝘰𝘭𝘰𝘨𝘪𝘢 𝘦 𝘰𝘣𝘴𝘵𝘦𝘵𝘳í𝘤𝘪𝘢, 𝘮𝘦𝘥𝘪𝘤𝘪𝘯𝘢 𝘵𝘳𝘢𝘥𝘪𝘤𝘪𝘰𝘯𝘢𝘭 𝘤𝘰𝘮𝘰 𝘢𝘤𝘶𝘱𝘶𝘯𝘵𝘶𝘳𝘢, 𝘦𝘴𝘵𝘢 𝘦𝘲𝘶𝘪𝘱𝘢 𝘱𝘳𝘰𝘱𝘰𝘳𝘤𝘪𝘰𝘯𝘰𝘶 𝘮𝘰𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰𝘴 𝘮𝘢𝘳𝘤𝘢𝘯𝘵𝘦𝘴 𝘥𝘦 𝘥𝘪𝘴𝘤𝘶𝘴𝘴ã𝘰 𝘥𝘦 𝘤𝘢𝘴𝘰𝘴 𝘤𝘭í𝘯𝘪𝘤𝘰𝘴 𝘤𝘰𝘮𝘱𝘭𝘦𝘹𝘰𝘴 𝘦𝘯𝘵𝘳𝘦 𝘦𝘲𝘶𝘪𝘱𝘢𝘴 𝘮é𝘥𝘪𝘤𝘢𝘴 𝘥𝘰 𝘏𝘊𝘔 𝘦 𝘥𝘰 𝘏𝘰𝘴𝘱𝘪𝘵𝘢𝘭 𝘖𝘳𝘪𝘦𝘯𝘵𝘢𝘭 𝘖𝘦𝘴𝘵𝘦 𝘥𝘢 𝘊𝘩𝘪𝘯𝘢 𝘦 𝘧𝘦𝘻 𝘢 𝘥𝘰𝘢çã𝘰 𝘥𝘦 𝘦𝘲𝘶𝘪𝘱𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰𝘴 𝘮é𝘥𝘪𝘤𝘰𝘴 𝘷𝘢𝘭𝘪𝘰𝘴𝘰𝘴, 𝘱𝘰𝘳 𝘪𝘴𝘴𝘰, 𝘨𝘰𝘴𝘵𝘢𝘳í𝘢𝘮𝘰𝘴 𝘥𝘦 𝘢𝘨𝘳𝘢𝘥𝘦𝘤𝘦𝘳 𝘢𝘰 𝘎𝘰𝘷𝘦𝘳𝘯𝘰 𝘦 𝘢 𝘙𝘦𝘱ú𝘣𝘭𝘪𝘤𝘢 𝘗𝘰𝘱𝘶𝘭𝘢𝘳 𝘥𝘢 𝘊𝘩𝘪𝘯𝘢, 𝘱𝘦𝘭𝘢 𝘤𝘰𝘯𝘧𝘪𝘢𝘯ç𝘢 𝘦 𝘱𝘰𝘳 𝘯𝘰𝘴 𝘦𝘯𝘷𝘪𝘢𝘳𝘦𝘮 𝘦𝘲𝘶𝘪𝘱𝘢𝘴 𝘤𝘰𝘮𝘱𝘦𝘵𝘦𝘯𝘵𝘦𝘴. 𝘝𝘰𝘤ê𝘴 𝘧𝘰𝘳𝘢𝘮 𝘮𝘶𝘪𝘵𝘰 𝘩𝘰𝘯𝘳𝘢𝘥𝘰𝘴 𝘦 𝘷𝘢𝘭𝘪𝘰𝘴𝘰𝘴 𝘱𝘳𝘰𝘧𝘪𝘴𝘴𝘪𝘰𝘯𝘢𝘪𝘴 𝘥𝘦 𝘴𝘢ú𝘥𝘦 𝘦, 𝘱𝘰𝘳𝘵𝘢𝘯𝘵𝘰, 𝘨𝘶𝘢𝘳𝘥𝘢𝘳𝘦𝘮𝘰𝘴 𝘣𝘰𝘢𝘴 𝘮𝘦𝘮ó𝘳𝘪𝘢𝘴 𝘥𝘦 𝘵𝘰𝘥𝘰𝘴 𝘷𝘰𝘤ê𝘴. 𝘌𝘮 𝘯𝘰𝘮𝘦 𝘥𝘦 𝘵𝘰𝘥𝘢 𝘢 𝘦𝘲𝘶𝘪𝘱𝘢 𝘥𝘰 𝘏𝘊𝘔, 𝘧𝘢𝘻𝘦𝘮𝘰𝘴 𝘷𝘰𝘵𝘰𝘴 𝘥𝘦 𝘱𝘳𝘰𝘴𝘱𝘦𝘳𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦, 𝘴𝘢ú𝘥𝘦 𝘦 𝘱𝘢𝘻, 𝘥𝘦𝘴𝘦𝘫𝘢𝘯𝘥𝘰 𝘢 𝘵𝘰𝘥𝘰𝘴, 𝘣𝘰𝘮 𝘳𝘦𝘨𝘳𝘦𝘴𝘴𝘰 𝘢 𝘤𝘢𝘴𝘢 𝘦 𝘢𝘯𝘴𝘪𝘢𝘥𝘰 𝘤𝘰𝘯𝘷í𝘷𝘪𝘰 𝘧𝘢𝘮𝘪𝘭𝘪𝘢𝘳”. Apontou

Desde a sua chegada na maior unidade sanitária do país em julho de 2024, a equipa médica chinesa, proporcionou também diversos momentos de intercâmbio que permitiram com que, médicos e enfermeiros moçambicanos se deslocassem a China para formação em diversas áreas de saúde.

Foi durante a presença desta equipa que já vai na sua 29ª missão, que foi inaugurado este ano no HCM, uma sala de simulação, que permite praticar procedimentos e tomar decisões clínicas em contexto realista, antes da actuação em pacientes.

Nestes quinze meses, os médicos chineses, participaram activamente em trabalhos de investigação incluindo sua publicação e trouxeram inovações, ao prestar actividades clínicas no Hospital provincial da Matola e no Distrito Municipal da Catembe. (HCM-DCI)

𝗡𝗢𝗩𝗢𝗦 𝗠É𝗗𝗜𝗖𝗢𝗦 𝗖𝗨𝗕𝗔𝗡𝗢𝗦 𝗥𝗘𝗙𝗢𝗥Ç𝗔𝗠 𝗘𝗙𝗘𝗖𝗧𝗜𝗩𝗢Mais duas médicas de nacionalidade cubana acabam de chegar ao país, com o objecti...
23/10/2025

𝗡𝗢𝗩𝗢𝗦 𝗠É𝗗𝗜𝗖𝗢𝗦 𝗖𝗨𝗕𝗔𝗡𝗢𝗦 𝗥𝗘𝗙𝗢𝗥Ç𝗔𝗠 𝗘𝗙𝗘𝗖𝗧𝗜𝗩𝗢

Mais duas médicas de nacionalidade cubana acabam de chegar ao país, com o objectivo de reforçar o efectivo já existente, no Hospital Central de Maputo (HCM).

Trata-se de Especialistas em genética clínica e Neonatologia respetivamente, que para além da área assistencial, irão contribuir nas actividades de formação de quadros nacionais em diversas áreas.

As duas profissionais, foram recebidas em audiência no dia 16 de Outubro, pelo Director Geral do HCM, Mouzinho Saide, que desejou boas vindas e boa integração na equipe de trabalho.

As recém-chegadas, juntam-se a uma vasta equipa daquele país irmão em serviço na maior unidade sanitária do país, composta por cinquenta e um (51) profissionais, de entre eles, Médicos, Engenheiros e Enfermeiros.

O gesto, enquadra-se nas relações de cooperação entre Moçambique e Cuba, que data desde o ano de 1977. (HCM-DCI)

Feliz seguiversário! Yanwassy Maxaieie
23/10/2025

Feliz seguiversário! Yanwassy Maxaieie

Damos boas-vindas aos nossos novos seguidores! Ismete Issufo, Remane Mussgy Remane, Joaquim Gove, Wita Yuzna, Minbin Uss...
22/10/2025

Damos boas-vindas aos nossos novos seguidores!

Ismete Issufo, Remane Mussgy Remane, Joaquim Gove, Wita Yuzna, Minbin Ussene, Francisco Rafael Rafael, Nilza Catarina Pedro, Nilza Muendane, Elias Leonardo, Mussune Abudo, Helton Jone Henriques Bongece, Noelma Rego, Alberto Mavambe, Felício Do Rosário, Elton Abilio Mario Muataliua, George De Daniel Coimbra, Amade Abdala, Millert Fremo, Pedro João Buruma, Adriano Bongamano Sitole, David Massochua, Nataniel Maurido Maurido, Ju Armindo, Joaquim Mutuque, Filipe Jaime, Wilton O'tall Wi Eusebio, Maria Demony, Paulina Paulo, Kota Quiba, Ajumar Muamine, Saraiva Simao, Elcidio Simão, Rodrigues Ndjud, Cireneu André Francisco, Adérito Mavonho, Guilherme Marcos Tete, Bruno Das Neves Evaristo, Ernesto Guilengue Wezly, Hilenio Macaza, Alfredo Pequenino, Armando Modesto Muchimica, Maciel Delmiro, Nelson Pauline Yasser, Aide Anselmo, Jully Silva Silva, Edson Amade, Benedito Passarinho, Chandea Abubacar Abdulrehemane Abdulrehemane, Joaquim Matavela Educador, Marinela Limene

Obrigado pela preferência
JUNTOS POR UM HOSPITAL MELHOR

𝗟𝗨𝗜𝗦 𝗟𝗘𝗧𝗘𝗟𝗔: 𝟭º 𝗢𝗥𝗧𝗢𝗣𝗘𝗗𝗜𝗦𝗧𝗔 𝗠𝗢Ç𝗔𝗠𝗕𝗜𝗖𝗔𝗡𝗢 𝗖𝗢𝗠 𝗩𝗔𝗟Ê𝗡𝗖𝗜𝗔𝗦 𝗣𝗔𝗥𝗔 𝗢𝗣𝗘𝗥𝗔𝗥 𝗖𝗢𝗟𝗨𝗡𝗔Luis Francisco Letela tornou-se recentemente, no...
21/10/2025

𝗟𝗨𝗜𝗦 𝗟𝗘𝗧𝗘𝗟𝗔: 𝟭º 𝗢𝗥𝗧𝗢𝗣𝗘𝗗𝗜𝗦𝗧𝗔 𝗠𝗢Ç𝗔𝗠𝗕𝗜𝗖𝗔𝗡𝗢 𝗖𝗢𝗠 𝗩𝗔𝗟Ê𝗡𝗖𝗜𝗔𝗦 𝗣𝗔𝗥𝗔 𝗢𝗣𝗘𝗥𝗔𝗥 𝗖𝗢𝗟𝗨𝗡𝗔

Luis Francisco Letela tornou-se recentemente, no primeiro Ortopedista moçambicano com valências para realizar cirurgias em pacientes com distúrbios da coluna, depois de terminar com sucesso o “𝗙𝗘𝗟𝗟𝗢𝗪𝗦𝗛𝗜𝗣” (programa de formação avançada para médicos), que decorreu de 01/09/2024 a 30/08/2025, em King George V Hospital, Durban, na Africa do Sul.

O procedimento que até então, era realizado por médicos neurocirurgiões no Hospital Central de Maputo (HCM), passa a ser feito também, por um Ortopedista, facto que vai ajudar a reduzir o tempo de espera.

Há catorze anos a exercer a profissão médica dos quais, oito como ortopedista, com passagem pela província de Gaza e actualmente nas Ortopedias da maior unidade sanitária do país, o interesse pela cirurgia da coluna, começou durante a sua estadia em Xai-Xai.

“𝘋𝘶𝘳𝘢𝘯𝘵𝘦 𝘢 𝘮𝘪𝘯𝘩𝘢 𝘱𝘦𝘳𝘮𝘢𝘯ê𝘯𝘤𝘪𝘢 𝘯𝘢 𝘱𝘳𝘰𝘷í𝘯𝘤𝘪𝘢 𝘥𝘦 𝘎𝘢𝘻𝘢, 𝘭𝘪𝘥𝘦𝘪 𝘤𝘰𝘮 𝘷á𝘳𝘪𝘰𝘴 𝘵𝘪𝘱𝘰𝘴 𝘥𝘦 𝘵𝘳𝘢𝘶𝘮𝘢𝘴 𝘥𝘢 𝘤𝘰𝘭𝘶𝘯𝘢 𝘦 𝘯𝘢 𝘢𝘭𝘵𝘶𝘳𝘢, 𝘤𝘰𝘮𝘰 𝘯ã𝘰 𝘵í𝘯𝘩𝘢𝘮𝘰𝘴 𝘤𝘢𝘱𝘢𝘤𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦 𝘦 𝘳𝘦𝘤𝘶𝘳𝘴𝘰𝘴, 𝘵í𝘯𝘩𝘢𝘮𝘰𝘴 𝘲𝘶𝘦 𝘵𝘳𝘢𝘯𝘴𝘧𝘦𝘳𝘪𝘳 𝘰𝘴 𝘱𝘢𝘤𝘪𝘦𝘯𝘵𝘦𝘴 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘰 𝘏𝘊𝘔. 𝘗𝘰𝘥í𝘢𝘮𝘰𝘴 𝘧𝘢𝘻𝘦𝘳 𝘰𝘶𝘵𝘳𝘢𝘴 𝘰𝘱𝘦𝘳𝘢çõ𝘦𝘴 𝘰𝘳𝘵𝘰𝘱é𝘥𝘪𝘤𝘢𝘴, 𝘦𝘮 𝘧𝘳𝘢𝘵𝘶𝘳𝘢𝘴 𝘥𝘰𝘴 𝘮𝘦𝘮𝘣𝘳𝘰𝘴 𝘴𝘶𝘱𝘦𝘳𝘪𝘰𝘳𝘦𝘴 𝘦 𝘪𝘯𝘧𝘦𝘳𝘪𝘰𝘳𝘦𝘴, 𝘮𝘢𝘴, 𝘥𝘢 𝘤𝘰𝘭𝘶𝘯𝘢, 𝘯ã𝘰 𝘵í𝘯𝘩𝘢𝘮𝘰𝘴 𝘤𝘰𝘮𝘰 𝘦 𝘪𝘴𝘵𝘰 𝘢𝘤𝘢𝘣𝘰𝘶 𝘥𝘦𝘴𝘱𝘦𝘳𝘵𝘢𝘯𝘥𝘰 𝘦𝘮 𝘮𝘪𝘮, 𝘪𝘯𝘵𝘦𝘳𝘦𝘴𝘴𝘦 𝘯𝘦𝘴𝘵𝘢 á𝘳𝘦𝘢.”

Terminada a formação, o Especialista já sonha com uma unidade especializada para o tratamento dos distúrbios da coluna e, portanto, partilha o plano que tem.

“𝘖 𝘯𝘰𝘴𝘴𝘰 𝘱𝘭𝘢𝘯𝘰 𝘯𝘦𝘴𝘵𝘦 𝘮𝘰𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰, é 𝘢𝘷𝘢𝘯ç𝘢𝘳 𝘪𝘮𝘦𝘥𝘪𝘢𝘵𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘦 𝘤𝘰𝘮 𝘢𝘴 𝘤𝘪𝘳𝘶𝘳𝘨𝘪𝘢𝘴 𝘦 𝘴𝘦 𝘱𝘰𝘴𝘴í𝘷𝘦𝘭, 𝘵𝘦𝘳𝘮𝘰𝘴 𝘶𝘮𝘢 𝘶𝘯𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦 𝘦𝘴𝘱𝘦𝘤𝘪𝘢𝘭𝘪𝘻𝘢𝘥𝘢, 𝘰𝘯𝘥𝘦 𝘱𝘶𝘥é𝘴𝘴𝘦𝘮𝘰𝘴 𝘵𝘳𝘢𝘵𝘢𝘳 𝘵𝘰𝘥𝘢𝘴 𝘢𝘴 𝘱𝘢𝘵𝘰𝘭𝘰𝘨𝘪𝘢𝘴 𝘥𝘢 𝘤𝘰𝘭𝘶𝘯𝘢, 𝘥𝘦𝘴𝘥𝘦 𝘢𝘴 𝘥𝘰𝘦𝘯ç𝘢𝘴 𝘪𝘯𝘧𝘦𝘤𝘤𝘪𝘰𝘴𝘢𝘴 𝘤𝘰𝘮𝘰 𝘵𝘶𝘣𝘦𝘳𝘤𝘶𝘭𝘰𝘴𝘦 𝘱𝘰𝘳 𝘦𝘹𝘦𝘮𝘱𝘭𝘰, 𝘰𝘴 𝘵𝘳𝘢𝘶𝘮𝘢𝘴 𝘲𝘶𝘦 𝘴ã𝘰 𝘵𝘢𝘯𝘵𝘰𝘴, 𝘢𝘴 𝘥𝘰𝘦𝘯ç𝘢𝘴 𝘥𝘦𝘨𝘦𝘯𝘦𝘳𝘢𝘵𝘪𝘷𝘢𝘴 𝘤𝘰𝘮𝘰 𝘢𝘴 𝘩é𝘳𝘯𝘪𝘢𝘴 𝘦, 𝘢𝘴 𝘥𝘦𝘧𝘰𝘳𝘮𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦𝘴 𝘤𝘰𝘮𝘰 𝘢 𝘦𝘴𝘤𝘰𝘭𝘪𝘰𝘴𝘦. 𝘈 𝘤𝘶𝘳𝘵𝘰 𝘱𝘳𝘢𝘻𝘰 𝘤𝘰𝘮𝘦ç𝘢𝘳í𝘢𝘮𝘰𝘴 𝘤𝘰𝘮 𝘰𝘴 𝘵𝘳𝘢𝘶𝘮𝘢𝘴, 𝘢𝘴 𝘥𝘰𝘦𝘯ç𝘢𝘴 𝘥𝘦𝘨𝘦𝘯𝘦𝘳𝘢𝘵𝘪𝘷𝘢𝘴 𝘦 𝘪𝘯𝘧𝘦𝘤çõ𝘦𝘴 𝘦 à 𝘮𝘦𝘥𝘪𝘥𝘢 𝘲𝘶𝘦 𝘢𝘴 𝘤𝘰𝘯𝘥𝘪çõ𝘦𝘴 𝘮𝘦𝘭𝘩𝘰𝘳𝘢𝘴𝘴𝘦𝘮, 𝘢𝘷𝘢𝘯ç𝘢𝘳í𝘢𝘮𝘰𝘴 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘢𝘴 𝘥𝘦𝘧𝘰𝘳𝘮𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦𝘴 𝘦 𝘵𝘶𝘮𝘰𝘳𝘦𝘴 𝘮𝘢𝘪𝘴 𝘤𝘰𝘮𝘱𝘭𝘦𝘹𝘰𝘴.”

No entanto, Luis Letela reconhece existirem ainda grandes desafios pela frente, atendendo ser o único Ortopedista moçambicano com estas valências, daí que, deixa ficar algumas recomendações.

“𝘚𝘰𝘻𝘪𝘯𝘩𝘰 𝘯ã𝘰 𝘱𝘰𝘥𝘦𝘳𝘦𝘪 𝘴𝘢𝘵𝘪𝘴𝘧𝘢𝘻𝘦𝘳 𝘵𝘰𝘥𝘢 𝘢 𝘥𝘦𝘮𝘢𝘯𝘥𝘢 𝘱𝘰𝘳 𝘪𝘴𝘴𝘰, 𝘵𝘦𝘮𝘰𝘴 𝘲𝘶𝘦 𝘢𝘱𝘰𝘴𝘵𝘢𝘳 𝘦𝘮 𝘮𝘢𝘪𝘴 𝘲𝘶𝘢𝘥𝘳𝘰𝘴. 𝘌𝘴𝘵𝘢 𝘪𝘥𝘢 𝘢𝘰 𝘦𝘹𝘵𝘦𝘳𝘪𝘰𝘳 𝘱𝘦𝘳𝘮𝘪𝘵𝘪𝘶 𝘤𝘰𝘯𝘩𝘦𝘤𝘦𝘳 𝘮𝘦𝘭𝘩𝘰𝘳 𝘰 𝘤𝘶𝘳𝘳í𝘤𝘶𝘭𝘰 𝘥𝘦 𝘧𝘰𝘳𝘮𝘢çã𝘰 𝘲𝘶𝘦 𝘦𝘭𝘦𝘴 𝘶𝘴𝘢𝘮 𝘦 é 𝘪𝘴𝘵𝘰 𝘲𝘶𝘦 𝘱𝘳𝘦𝘵𝘦𝘯𝘥𝘦𝘮𝘰𝘴 𝘵𝘳𝘢𝘻𝘦𝘳 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘰 𝘯𝘰𝘴𝘴𝘰 𝘱𝘢í𝘴, 𝘢 𝘪𝘯𝘵𝘦𝘳𝘯𝘢𝘤𝘪𝘰𝘯𝘢𝘭𝘪𝘻𝘢çã𝘰 𝘥𝘢 𝘯𝘰𝘴𝘴𝘢 𝘧𝘰𝘳𝘮𝘢çã𝘰. É 𝘶𝘮 𝘤𝘶𝘳𝘳í𝘤𝘶𝘭𝘰 𝘣𝘰𝘮 𝘦 𝘷𝘢𝘮𝘰𝘴 𝘪𝘯𝘪𝘤𝘪𝘢𝘳 𝘢 𝘧𝘰𝘳𝘮𝘢çã𝘰 𝘢𝘲𝘶𝘪. 𝘖𝘴 𝘤𝘰𝘭𝘦𝘨𝘢𝘴 𝘲𝘶𝘦 𝘧𝘰𝘳𝘦𝘮 𝘢𝘰 𝘦𝘹𝘵𝘦𝘳𝘪𝘰𝘳, 𝘴𝘦𝘳á 𝘢𝘱𝘦𝘯𝘢𝘴 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘢𝘭𝘪𝘯𝘩𝘢𝘳 𝘢𝘭𝘨𝘶𝘯𝘴 𝘥𝘦𝘵𝘢𝘭𝘩𝘦𝘴 𝘯𝘦𝘤𝘦𝘴𝘴á𝘳𝘪𝘰𝘴, 𝘮𝘢𝘴 𝘢 𝘣𝘢𝘴𝘦 𝘵𝘦ó𝘳𝘪𝘤𝘢 𝘦 𝘢𝘭𝘨𝘶𝘮𝘢𝘴 𝘱𝘳á𝘵𝘪𝘤𝘢𝘴, 𝘴𝘦𝘳ã𝘰 𝘧𝘦𝘪𝘵𝘢𝘴 𝘭𝘰𝘤𝘢𝘭𝘮𝘦𝘯𝘵𝘦, 𝘦, 𝘱𝘰𝘳𝘵𝘢𝘯𝘵𝘰, 𝘪𝘴𝘵𝘰 é 𝘵𝘢𝘮𝘣é𝘮, 𝘶𝘮 𝘨𝘢𝘯𝘩𝘰 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘰𝘴 𝘯𝘰𝘴𝘴𝘰𝘴 𝘱𝘳𝘰𝘨𝘳𝘢𝘮𝘢𝘴 𝘥𝘦 𝘧𝘰𝘳𝘮𝘢çã𝘰.”

Durante o período da sua formação, Luis Letela foi também outorgado com o “Global Spine Diploma” pela “AO Foundation Davos, Suíça”, por ter terminado com sucesso, a 31/07/2025, um curso a distância, cujo diploma dá-lhe a possibilidade de maior intercâmbio além-fronteira.

Recorde-se que em 2022, Luis Letela foi admitido no Colégio de Cirurgiões da África Oriental, Central e Austral (COSECSA - na sigla em inglês), após aprovação no exame internacional de cirurgia, tornando-se deste modo, no primeiro Ortopedista moçambicano a integrar este importante órgão que promove a educação de pós-graduação em cirurgia e oferece treinamento cirúrgico em países destas regiões. (HCM-DCI)

Obrigado por se destacarem como os seguidores mais activos  no  período  de  10-12/10 e por fazerem parte da nossa lista...
21/10/2025

Obrigado por se destacarem como os seguidores mais activos no período de 10-12/10 e por fazerem parte da nossa lista de interações semanal! 🎉

Zedequias Ferrão, Marta Luis Chunguane, Eugenia Da Celina Celina, Julieta Jordão, Faustino Rachide António, Efigenia Nhassengo, Joana Cuamba, Lucrencia Mahumane, Judite Dengo, Lídia Banze, Neima Ussene, Marlene Branco Marlene, Seceu David, Sunayca Valeriano, Helton Fernando, Graça Nhantumbo, Teresa Rafael, Cireneu André Francisco, Acacio Mabasso, Ana Machanguana, Angelino Carlos, Veró Da Alice Macário, Nélia Nuro, Ozelio Mario Calima, Henriques Xavier, Jorge Ernesto Hernández Estevez, Eugênia Bernardo Faricai Marondo, Kátia Amine, Virginia Nharival, Alegmy Cabrera Guerra, Benny Chicovele, Benisia Chongola, Glenys Mabel Peña Barreras, Adalberto Tomas Jr., Joaquim Rebelo, Victoria Mucopo, Busineylandia Moz, Laura Luis Mulhovo, Dejocha Changul, Miguel Dos Réis Guambe, Sheila Carolina Chiau, Channayah Da Rabia M***agy, Jacinto Inocêncio Chilengue, Genoveva Chabuca, Nelson Guambe, Léia Dos Santos, Niss Mena Ngulela, Nercia Alfredo, Abu Chipanga, Embaixador De Boa Vontade

JUNTOS POR UM HOSPITAL MELHOR

Endereço

Avenida Agostinho Neto Nº164
Maputo
1100

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Hospital Central de Maputo - HCM publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Prática

Envie uma mensagem para Hospital Central de Maputo - HCM:

Compartilhar

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram

QUEM SOMOS

O Hospital Central de Maputo (HCM) é a maior unidade hospitalar de Moçambique. É a que dispõe de melhores recursos de trabalho do ponto de vista de equipamento e profissionais especializados. É, igualmente, a que recebe maior número de doentes que sofrem das mais variadas enfermidades. De acordo com o mais recente indicador de produtividade, em 2016 o nível de produtividade nas consultas de urgências subiu de 267,106 em 2016 para 271,433 em 2017. Para atender os pacientes, o HCM conta com 3849 funcionários, entre efectivos e contratados afectos nos 35 departamentos e serviços funcionais. A maior parte dos referidos profissionais estão concentrados nos serviços de Medicina (475), Cirurgia (393), Pediatria (347), Ginecologia/Obstetrícia (289). Porém, nos últimos anos, o orçamento para execução das actividade do hospital tem tendências a reduzir. Mesmo com o recurso a diferentes fontes, o HCM continua com défice orçamental para o seu funcionamento.

LISTA DE SERVIçOS FERECIDOS PELO HOSPITAL

Urgência de Pediatria; Urgência de Adultos em diferentes especialidades; Urgência de Ginecologia e Obstetrícia; Internamentos; Consultas externas; Farmácia; Serviços complementares de diagnóstico e de apoio clínico;