14/11/2025
ICRH-M, CNCS e CTA assinam Memorando de Entendimento Tripartido para mobilizar investimento doméstico na resposta ao HIV em Moçambique
A parceria entre o Centro Internacional para Saúde Reprodutiva (ICRH-M), o Conselho Nacional de Combate ao SIDA (CNCS) e a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), foi formalizada com a assinatura do Memorando de Entendimento durante a 20ª Conferência Anual do Sector Privado (CASP 2025), realizada de 12 a 14 de Novembro 2025, em Maputo, reunindo o Governo, o sector privado, académicos e parceiros de cooperação. A parceria, tem como objectivo, catalisar o financiamento doméstico para reforçar implementação nacional da resposta ao HIV-SIDA.
Dentre as prioridades estabelecidas no Memorando, destacam-se acções estratégicas para mobilizar recursos domésticos e externos; fortalecer parcerias público-privadas; expandir programas de saúde laboral e prevenção do HIV nas empresas, criar plataformas permanentes de coordenação multissectorial.
Em paralelo, como marco da operacionalização da parceria, no âmbito da CASP 2025, foi coorganizado um painel de reflexão com o tema “Catalisar o Investimento Doméstico para as Intervenções na Saúde”. Neste painel juntou Governo, sector privado, parceiros de cooperação e sociedade civil. Os dados apresentados pelo CNCS, mostraram que os índices de transmissão são cada vez maiores em adolescentes e jovens; cenário desafiante para todas as partes interessadas.
A reflexão permitiu identificar ações estratégicas, desafios e emissão de passos subsequentes para operacionalizar a mobilização de recursos e fortalecer o envolvimento e contribuição do sector privado na sustentabilidade da resposta ao HIV.
Esta iniciativa reafirma a predisposição das partes em unir esforços para direcionar a contribuição do sector privado para um problema de saúde pública que interfere na qualidade da força laboral e do tecido humano em geral.