04/07/2025
🟥 QUATRO HOMENS MORTOS A TIROS EM PLENA MANHÃ DE SEXTA-FEIRA
MATOLA EM ALERTA
A violência volta a abalar a cidade da Matola. Quatro homens foram mortos a tiros por volta das 09h00 desta sexta-feira (04), nas imediações do Monumento e Centro de Interpretação da Matola. Segundo testemunhas no local, tudo começou com uma perseguição intensa, que culminou numa emboscada brutal e execução à queima-roupa.
Ainda não se conhecem as motivações do crime. O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) e a Polícia da República de Moçambique (PRM) estiveram no local, mas até o momento não prestaram declarações oficiais à imprensa.
Este é o segundo massacre em menos de 72 horas. Na última quarta-feira, dois agentes da PRM foram assassinados a sangue-frio no bairro do Infulene 2, num ataque que chocou moradores e reforçou o sentimento de insegurança generalizada.
Em menos de uma semana, a Matola já soma sete mortes violentas. Moradores temem que a cidade esteja a mergulhar num novo ciclo de terror, onde o som dos tiros é abafado pelo silêncio das autoridades. As fitas de cena de crime tornaram-se um cenário comum mas as respostas continuam ausentes.
Durante as recentes manifestações populares, muitos cidadãos criticaram a atuação repressiva da polícia, que se posicionava como intocável e agia com violência contra manifestantes desarmados. Hoje, o cenário parece ter virado: os mesmos que antes impunham medo, agora são alvos e vítimas de uma criminalidade cada vez mais ousada.