21/03/2022
Hipertensão arterial é a elevação crónica da pressão arterial ≥140 mmHg da sistólica e/ou ≥90 mmHg da diastólica.
A é uma doença silenciosa, porque na maioria dos casos o doente não tem ou não apresenta sintomas da doença (é assintomático).
Etiologia/Causas da Hipertensão Arterial
90-95% dos pacientes a etiologia é desconhecida o que é denominado de hipertensão primária ou essencial e em 5-10% é uma hipertensão secundária, isto é, tem algumas causas subjacentes que podem ser estenose da artéria renal, ou doença renal parênquimatosa como a glomerulonefrite ou uropatias obstrutivas, outras causas como o uso de métodos contraceptivos orais, doença da tiróide, hiperparatiroidismo, acromegália, feocromocitoma, etc.
Na Hipertensão Arterial, existem fatores de riscos modificaveis e outros não modificaveis.
Os Factores modificaveis são aqueles que quando o paciente adota essas medidas diminui os riscos, isto é, com a mudança de estilo de vida como: evitar o consumo excessivo de sal, de gordura, tabaco, álcool, sedentarismo, stress, obesidade, etc
E os fatores não modificaveis são aqueles em não é possível o doente mudar, como a idade avançada, s**o, história familiar, raça, etc.
Geralmente, a Hipertensão Arterial (HTA), o seu mecanismo fisiopatologico é vasto, mas devemos saber que, quando maior for o débito cardíaco, maior é a pressão arterial e quando maior for a resistência vascular periférica (vasoconstrição que é diminuição de tamanho normal dos vasos) maior é a pressão arterial.
O (do rim) aumenta a pressão arterial mediante a vasoconstricção e diminuição da urina (aumento do volume sistólico)
A facilita uma reacção química no plasma, pela qual proteínas precursoras se transformam em I e esta é convertida pela enzima conversora da
angiotensina em II.
.....