08/07/2025
MOMA ACOLHE A REUNIÃO DE AVALIAÇÃO DE EFETIVIDADE DE GESTÃO DA APAIPS
Decorre na manhã desta terça-feira (08.07) a reunião de avaliação de efectividade de gestão da APAIPS através do METT com propósito de averiguação da execução de actividades para o ano 2024.
Na ocasião de abertura, o Sr Jovenato Bernardo Aquissa Maimba, Director do SDPI em representação do Administrador do Distrito, deixou ficar que a reunião é oportuna por forma apresentar as actividades de conservação da Biodiversidade com enfoque nas espécies endémicas, tendo em conta que Moma, Larde, Angoche na Província de Nampula e Pebane na Província de Zambézia, tem sido alvo de ataque a essas espécies no caso específico a Tartaruga.
Segundo a Administradora da APAIPS, Ricardina Guivala Matusse, o encontro visa avaliar até que nível as actividades progrediram ou regrediram e quais os aspectos a melhorar na base de uma escala de pontuação já prevista dentro da APAIPS. Por outro, há desafios devido a insuficiência de fiscais nas áreas conservação ambiental, ausência de um posto de fiscalização já mobilado e falta de barco de fiscalização.
Referiu-se também dos mecanismos de comunicação como é o caso dos Comités de Gestão comunitárias, Instituições do Estado e Rádios comunitárias, que vão sensibilizando as comunidades por forma a abster-se do corte do mangal, captura das espécies endémicas, através de transmissão de mensagens chaves sobre a conservação do meio e das espécies marinhas.
Por fim, deixou mensagens pedindo que a população não capture a tartaruga
marinhas, tendo em conta que não afecta apenas as comunidades mas sim as gerações vindouras e por outro lado iniciará o processo de fiscalização nos quatro distritos onde APAIPS está implementando as suas actividades.
Participam neste reunião ANAC, BIOFUND, WWF, AENA, Delegação Marítima de Angoche, Larde, Moma e Pebane incluindo os SDAEs dos 4 Distritos com duração de 2 dias.
Referir que, METT (Management Effectiveness Tracking Tool) é uma ferramenta que visa avaliar a eficácia da gestão de áreas protegidas em relação a diversos aspetos, como a proteção da biodiversidade, a gestão de recursos naturais e a participação da comunidade.
O METT é aplicado na APAIPS para monitorar e avaliar o progresso das ações de conservação e gestão implementadas na área, ou por outra, é usado para verificar se as medidas de proteção da APAIPS estão sendo eficazes para conservar o ambiente marinho e garantir a sua sustentabilidade a longo prazo.
Radio Macone