Medicina Geral

Medicina Geral Informações para nos contactar, mapa e direções, formulário para nos contactar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de Medicina Geral, Medicina e saúde, Nampula.

Pra os estudantes da medicina geral trazendo algumas aulas numa forma de resumo pra o leitor perceber.Pra o público se tiveres alguma dúvida em torno da tua saúde não exite em nos contactar. �

13/08/2022

RINITE

Rinite – é a inflamação da mucosa das fossas nasais.

A rinite pode ser de vários tipos: aguda, crónica, infecciosa, alérgica, congestiva,
medicamentosa, gravídica ou atrófica.


RINITE INFECCIOSA
É a infecção da mucosa nasal, É a infecção mais frequente das vias aéreas superiores.

CLASSIFICAÇÃO
* Aguda quando tem duração de 5-7 dias.
* Crónica quando tem uma duração superior
que 2 semanas.

CAUSAS
Rinite aguda:
* Frequentemente é uma infecção de causa viral, sendo os mais comuns: rinovírus, adenovírus, influenza vírus, que é favorecida por baixas temperaturas e arrefecimento corporal.

Rinite crónica:
* Bactéria-Treponema pallidum, Mycobacterium Tuberculosis, Mycobacterium Leprae e outras.

* Infecções fúngicas

QUADRO CLÍNICO
A rinite infecciosa é caracterizada por:
* Edema da mucosa nasal por vasodilatação
* Rinorreia: secreção do nariz que é transparente/ serosa em caso de etiologia viral e é amarelada ou purulenta em caso de infecção bacteriana.
* Espirros frequentes
* Prurido nasal inicial
* Ardor e secura das fossas nasais e da faringe
* Obstrução nasal com voz anasalada
* Hiposmia ou anosmia
* Febrícola pode estar presente ou não
*Mal-estar geral
* Cansaço
* Dor de cabeça pode estar presente ou não

31/07/2022

💉ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS💉
★ Via Intramuscular
💢 LOCAIS DE APLICAÇÃO:
⚫ Músculo Deltóide (braço);
⚫ Músculo Ventroglúteo (quadril);
⚫ Músculo Vasto Lateral (coxa);
⚫ Músculo Dorsoglúteo (nádegas).
💢 VOLUME:
◾ Deltóide: máximo 3ml;
◾ Ventroglúteo: máximo 5ml;
◾ Vasto Lateral: máximo 5ml;
◾ Dorsoglúteo: máximo 5ml.
💢 AGULHA:
★ 25/8 ou 30/8;
★25/7 ou 30/7.
💢SERINGAS:
💉 de 3ml;
💉 de 5ml.

28/07/2022

VERTIGEM

É uma sensação anormal de rotação associada a perda de equilíbrio, por vezes queda, náusea,
vómitos e zumbidos auriculares.

Existem dois tipos de vertigem:
* A vertigem subjectiva: sensação que o paciente tem de estar a girar em torno dos objectos.

* A vertigem objectiva: sensação que o paciente tem de ver os objectos estarem a girar em
torno dele.

A diferença entre a vertigem e o desmaio é que no desmaio o paciente tem perda momentânea de consciência.

A diferença entre vertigem e a tontura é que na tontura o paciente tem a consciência de que a sensação de movimento é dentro da sua própria cabeça.

Causa e Classificação
A vertigem pode ser periférica ou central.
A intensidade e duração da vertigem dependem da causa, que pode ser uma lesão em diferentes
níveis:

* Ouvido interno: determina a vertigem periférica.

* Componente vestibular do nervo acústico: determina a vertigem central.

* Núcleos e vias nervosas vestibulares a nível do tronco encefálico ou do cerebelo: determina
a vertigem central.

De que é feito o leite materno?Aqui estão alguns dos outros constituintes do leite humano presentes em todas as sessões ...
25/07/2022

De que é feito o leite materno?

Aqui estão alguns dos outros constituintes do leite humano presentes em todas as sessões de alimentação, muitos dos quais não podem ser replicados:

Milhões de células vivas. Estas incluem glóbulos brancos, que reforçam o sistema imunitário e células estaminais, que podem ajudar no desenvolvimento e regeneração dos órgãos.2

Mais de 1000 proteínas3 que ajudam o seu bebé a crescer e a desenvolver-se, ativam o seu sistema imunitário e desenvolvem e protegem os neurónios no seu cérebro.

Todas essas proteínas do leite materno são compostas de aminoácidos. Existem mais de 20 destes compostos no seu leite. Alguns deles, denominados nucleotídeos, aumentam durante a noite e os cientistas pensam que podem provocar o sono.4,5

Mais de 200 açúcares complexos denominados oligossacarídeos6 que atuam como prebióticos, alimentando o intestino do seu bebé com "bactérias boas". Também impedem que as infeções entrem na sua corrente sanguínea e diminuem o risco de inflamação cerebral.

Mais de 40 enzimas.7 As enzimas são catalisadores que aceleram as reações químicas no corpo. As que estão no seu leite têm tarefas como ajudar a digestão e o sistema imunitário do seu bebé e ajudá-lo a absorver ferro.

Fatores de crescimento que sustentam o desenvolvimento saudável.1 Estes têm efeito em muitas partes do corpo do seu bebé, incluindo os intestinos, os vasos sanguíneos, o sistema nervoso e as glândulas, que segregam hormonas.

No que diz respeito às hormonas, o seu leite materno contém imensas!7 Estes químicos inteligentes enviam mensagens entre tecidos e órgãos, para garantir que trabalham adequadamente. Alguns ajudam a regular o apetite e os padrões de sono do seu bebé e ainda reforçam a ligação que tem consigo.

Vitaminas e minerais – nutrientes que sustentam o crescimento saudável e o funcionamento dos órgãos, além de ajudarem na formação dos dentes e dos ossos do seu bebé.1

Anticorpos, também conhecidos como imunoglobinas.

25/07/2022

••••|| ❤🥼SINAIS VITAIS • Temperatura 🌡• 🥼❤||••••
🎴 CONVULSÕES FEBRIS 🎴
▪ Diagnosticam-se as convulsões febris em crianças com 6 meses a 5 anos que têm febre > 38° C que não é causada por infecção do sistema nervoso central e que não tiveram convulsões afebris prévias. O diagnóstico é clínico após exclusão de outras causas. O tratamento das convulsões que duram < 5 minutos é de suporte. Convulsões que duram ≥ 5 minutos são tratadas com lorazepam IV diazepam retal ou midazolam intranasal e, se persistentes, fosfenitoína, fenobarbital, valproato ou levetiracetam IV. A manutenção do tratamento medicamentoso não costuma ser recomendada.
▪ Convulsões febris ocorrem em cerca de 2 a 5% das crianças com 6 meses a 5 anos de idade, e a maioria ocorre entre 12 e 18 meses de idade. Convulsões febris podem ser simples ou complexas:
◼ CONVULSÕES SIMPLES ◼
▪ As convulsões febris simples duram < 15 minutos, não têm características focais e não recorrem em um período de 24 horas.
◼ CONVULSÕES FEBRIS COMPLEXAS ◼
Convulsões febris complexas que duram ≥ 15 minutos, continuamente ou com pausas, têm características focais ou voltam a ocorrer em 24 h.
▪ A maioria (> 90%) das convulsões febris é simples.
▪ As convulsões febris ocorrem durante infecções virais ou bacterianas. Às vezes, também ocorrem após aplicação de certas vacinas como sarampo, caxumba e rubéola. Fatores familiares e genéticos parecem aumentar a suscetibilidade às convulsões febris. Gêmeos monozigotos têm maior frequência de coexistência do processo do que os dizigotos. Diversos genes associados com convulsões febris foram identificados.
◼ SINAIS & SINTOMAS ◼
▪ Em geral, as convulsões febris ocorrem no início da rápida elevação da temperatura e a maior parte nas 24 h do começo da febre. As convulsões são tipicamente generalizadas, a maioria clônica, mas algumas se manifestam como períodos de posição tônica ou de atonia.
▪ Um período pós-ictal de alguns minutos é comum, mas pode durar até alguma

24/07/2022

EXAME RADIOLÓGICO
A radiologia é a ciência que estuda as radiações e a aplicação das mesmas, tanto na área industrial como na área médica.

O raio-X (Rx) é uma onda electromagnética como a luz visível, as ondas de rádio, os raios infra-vermelhos e os raios ultra – violetas.

A radiografia é um registo duradouro de
qualquer estrutura do corpo humano, utilizando a radiação X como agente principal.

23/07/2022

TORACOCENTESE
A toracocentese é um procedimento que consiste na extracção de líquido da cavidade pleural, através da inserção de uma agulha (ou um cateter) no espaço pleural (através do espaço intercostal) com a seguinte finalidade:

* Diagnóstica para confirmar a presença de líquido a nível do espaço pleural e colher uma amostra para análise do líquido pleural: citologia (contagem global e contagem especifica das células), bioquímica (proteína) e microbiologia (geralmente exame microscópico de esfregaços previa coloração de Gram e Ziehl-Neelsen e raramente exame cultural).

* Terapêutica essencialmente evacuadora no nosso contexto, feita para aliviar a dispneia num paciente com presença massiva de líquido na cavidade pleural.

Na toracocentese com finalidade diagnóstica pequenas quantidades de líquido pleural (4-5 ml sãosuficientes) são colhidas enquanto na toracocentese evacuadora é removido até 1 litro de líquido de cada vez.

CONTRA-INDICAÇÕES
Deve-se evitar a inserção de agulhas ou cateteres em pontos de referência apropriados mas incluídos em zonas cutâneas com processos infecciosos (p.ex. Herpes Zóster, piodermites) devido ao risco de transmissão da infecção ao nível da cavidade pleural.

Alterações severas da coagulação.
Derrames de pequeno volume (excepto se for para fins diagnósticos) Incapacidade do doente para colaborar (necessário avaliar os riscos e benefícios do procedimento)

COMPLICAÇÕES

As complicações são raras se a técnica for executada de forma correcta. Incluem:
Pneumotórax
Hemotórax
Lesão do feixe vásculo-nervoso situado no sulco da costela
Edema pulmonar devido a rápida expansão dos pulmões após remoção de grandes quantidades de líquido pleural (superior a 1 litro).

Hemorragia no local de punção
Punção de um órgão intra-abdominal

23/07/2022

TUBERCULOSE EXTRA-PULMONAR
É a tuberculose que envolve qualquer localizacao além dos pulmoes.

CAUSA
É causada pela disseminacao do bacilo da tuberculose atravéz do sistema circulatorio e linfático.

A TBEP é mais frequente em pessoas vivendo com HIV/SIDA (PVHS), especialmente naqueles com contagens de CD4 baixas e nas crianças.

LOCALIZACOES COMUNS DE TB EXTRAPULMONAR .

* Tuberculose ossea (incluindo) TB coluna.
* TB do sistema nervoso central (incluindo) meningite.
* Pericardite tuberculose.
* Tuberculose pleural.
* Tuberculose abdominal
* Tuberculose ganglionar.

Importante: A TBEP e TBP acontece muitas vezes em simultaneo. Sempre que suspeite de TBEP, colha amostra de escarro para realizar te**es de TB.

21/07/2022

EUTANÁSIA

A eutanásia é um procedimento clínico, que por razões de compaixão, o médico deixa morrer ou ajuda a morrer um paciente desgastado e sem possibilidades de cura, com o objectivo de evitar ou de por fim ao seu sofrimento.

A EUTANÁSIA PODE SER:
* EUTANÁSIA ACTIVA : é quando o clínico provoca uma morte aplicando doses fatais de substâncias mortíferas.

* EUTANÁSIA PASSIVA (por omissão): é quando o clínico deixa de prestar certos cuidados e
tratamentos necessários e adequados para prolongar a vida do paciente de forma a acelerar ou a permitir a morte.

A eutanásia é considerada a pedido do paciente que sofre de uma doença dolorosa, progressiva,
gravemente descapacitante e incurável.

Em certos casos pode ser solicitado por familiares.
Por exemplo, quando o paciente está num coma irreversível (quando o consenso médico é que o paciente não tem possibilidade de recuperar do coma).

Assistência ao Suicídio/Assistência Médica a Morte: Em certos países se distingue a “assistência médica à morte” da eutanásia activa.

Assistência médica à morte é quando o clínico fornece ao paciente os meios para terminar a sua vida (p.ex. uma dose letal de morfina) e o paciente se autoadministra quando quiser.

Este procedimento é também ilegal em Moçambique.

21/07/2022

TIPOS DE ATESTADOS MÉDICOS

* Atestado de doença, para atestar sobre uma doença e suas implicações para os serviços ou
outra actividade (exemplo repouso de 3 dias devido à malária).

* Atestado de repouso à gestante (exemplo ameaça de ab**to).

* Atestado de sanidade mental (certifica que a sua saúde mental está boa, em equilíbrio, por
exemplo para que lhe seja autorizada uma adopção).

* Atestado de sanidade física e mental (que certifica que o indivíduo possui condições físicas, psicológicas e mentais, por exemplo para um emprego).

* Atestado de aptidão física (exemplo se o indivíduo é apto para o serviço militar, para motorista ou outra actividade).

* Atestado para fins de interdição (exemplo a um indivíduo ao qual se diagnosticou doença
cardíaca que se atesta ser interdito a trabalho pesado, como por exemplo carregar sacos de
cimento no armazém onde ele trabalha).

* Atestado de maternidade (licença após o parto).

* Atestado por acidente de trabalho (um trabalhador de uma empresa que sofre amputação do braço, durante o trabalho).

* Atestado de óbito, em que o clínico certifica o término da vida de um indivíduo, apontando
também as causas que ocasionaram a morte.

Endereço

Nampula

Telefone

+258873242603

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Medicina Geral publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Prática

Envie uma mensagem para Medicina Geral:

Compartilhar