 
                                                                                                    14/10/2025
                                            O PAPEL E DESAFIOS DA SOLIDARIEDADE MOÇAMBIQUE
Na Solidariedade Moçambique, assumimo-nos como uma organização aprendente, comprometida com a promoção de uma sociedade mais íntegra, justa e participativa. Acreditamos que todas as pessoas devem ter   para alcançar o seu pleno potencial e contribuir activamente para decisões que afectam as suas vidas.
Entendemos que este objectivo só é alcançável através do fortalecimento de capacidades individuais e colectivas, incentivando a inclusão, o diálogo e a participação activa. Actuamos próximos das comunidades, onde os desafios realmente acontecem, apoiando a criação de pontes entre estas, as instituições governamentais e o sector privado.   o   pela diversidade e as diferenças, como base para garantir a representatividade e o engajamento de todos homens, mulheres, jovens e outros grupos nos processos de decisão.
Estamos conscientes de que só através do envolvimento directo das pessoas afectadas se pode construir um entendimento comum sobre  ,   e  . Por isso, priorizamos a capacitação e o engajamento cidadão, aproveitando os recursos disponíveis de forma sustentável e promovendo o exercício activo da cidadania.
O nosso trabalho centra-se na   de conhecimentos e competências para uma cidadania activa, no fortalecimento das Organizações Comunitárias de Base ( ) e das redes e plataformas locais, promovendo a sua ligação com níveis mais amplos de  . Queremos que estas organizações representem de forma eficaz os interesses das suas comunidades e se afirmem como interlocutoras válidas nos processos democráticos.
Defendemos mudanças   nas pessoas e instituições, promovendo a integridade na gestão pública através da monitoria cidadã dos planos e orçamentos locais ( ), e desafiando os servidores públicos a prestarem contas à população.
Acreditamos que só é possível construir um mundo melhor quando cada um cumpre o seu papel de forma responsável, respeitando a diversidade, promovendo o acesso à informação, a liberdade de expressão e a inclusão como valores essenciais de uma sociedade mais justa.
A inclusão, participação e engajamento de mulheres e jovens nos processos democráticos, governativos e de desenvolvimento devem ser efectivos, como forma de construir uma sociedade de paz e concórdia.
A protecção e conservação da biodiversidade e dos ecossistemas é um dos desafios actuais que assumimos com responsabilidade, visando reforçar a resiliência face aos eventos extremos resultantes das mudanças climáticas.
Exploramos oportunidades e evidências existentes nas comunidades e locais de trabalho, alinhando a visão, missão e objectivos da organização com estratégias que priorizam a assistência aos mais carenciados (os que não têm Voz).
No sector pesqueiro, trabalhamos com comunidades costeiras e grupos de pescadores para fortalecer suas formas de organização, promovendo o manejo sustentável da biodiversidade marinha. Acreditamos que a exploração dos recursos deve ser feita de forma sustentável, salvaguardando o futuro das próximas gerações. 
Fortalecemos instituições democráticas e de justiça, promovendo uma cultura de serviço público responsável e respeitador dos direitos dos cidadãos. Através de capacitações, buscamos equilibrar o discurso com a prática, dando respostas reais à população e combatendo a má governação, a intolerância política e a corrupção.
Damos especial atenção aos parlamentos subnacionais, por representarem os interesses mais próximos das populações locais. Focamos as nossas acções na criação de pontes entre estes órgãos e outros actores, incluindo empresas que exploram recursos naturais.
A nossa influência política segue uma abordagem de base para o topo, o que tem produzido impactos significativos. No entanto, o verdadeiro sucesso está na mudança de atitudes e comportamentos dos indivíduos e das instituições.
Apoiamos o fortalecimento das Procuradorias Provinciais e Distritais, reconhecendo o seu papel enquanto advogados do Estado e defensores da justiça, incentivando uma maior valorização dos cidadãos e confiança nas instituições judiciais.
O nosso envolvimento nos processos democráticos está centrado no reforço da cidadania activa, com foco na garantia do direito ao voto e na redução de conflitos pós-eleitorais. Acreditamos que a   democrática começa com     e participativas, que inspirem confiança no povo.                                        
 
                                                                                                     
                                                                                                     
                                                                                                     
                                                                                                     
                                                                                                     
                                                                                                     
                                                                                                     
                                                                                                     
                                                                                                     
                                                                                                     
                                                                                                     
                                         
   
   
   
   
     
   
   
  