23/04/2024
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), ou simplesmente “pressão alta”, está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular pelo o corpo. Quando as artérias ficam muito apertadas, ocorre uma elevação da necessidade de o coração bombear com mais força, impulsionando o sangue em uma técnica de ida e volta. Hábitos inadequados, como álcool, excesso de peso e sedentarismo são os principais causadores da HAS.
O aumento da pressão pode motivar outras patologias, como AVC, insuficiência renal, aneurisma e insuficiência cardíaca.
O profissional de fisioterapia também pode auxiliar o paciente na melhoria da saúde, realizando formas de tratamentos individuais e visando a qualidade de vida. Os exercícios proporcionados também diminuem o risco de ter uma doença grave no futuro.
Esse acompanhamento terapêutico pode ser feito através de exercícios de duração, intensidade e frequência. Se estas atividades forem feitas regularmente, o indivíduo consegue diminuir a dosagem de seus medicamentos ou deixar a hipertensão controlada sem fazer o uso dos mesmos.
Sendo assim, o papel da fisioterapia se faz necessária, especialmente porque é capaz de aperfeiçoar a capacidade funcional e evitar problemas que possam aumentar a pressão. Os exercícios respiratórios, caminhadas, alongamentos e hidroterapia são alguns dos métodos que possibilitam ter a recuperação de forma rápida.
⚕️ Jóice D'Avila | Fisioterapeuta
📞 51 9697.1950
⚠️ Leia este assunto na visão da Personal Trainer Amanda Souza