25/10/2023
Uma coisa sabemos, ninguém acha bom sentir ansiedade, né?
Mas a emoção ansiedade por si só não é ruim, mas se torna um problema quando está funcionando de forma disfuncional e prejudicial para nós.
A ansiedade tem na verdade uma função protetiva, e está ligada à nossa sobrevivência.
A ansiedade não patológica é “temporária” e nos prepara para lidar com situações adversas da rotina. Ou seja, essa ansiedade tem um início, meio e fim, e tem uma razão para estar ali naquele momento.
Quando a ansiedade deixa de ser nossa aliada nesses momentos, e se torna nossa inimiga, o problema começa. Começamos a nos preocupar com realidades que ainda nem existem, fazemos previsões negativas e catastróficas a respeito do problema, não confiamos no nosso potencial para resolver, e por ai vai…
Algumas pessoas me perguntam se é possível não sentir ansiedade nunca mais, e a resposta é claramente não! Por ela ter essa função protetiva, é impossível uma vida sem ansiedade, e na verdade não seria nem algo bom.
Vamos pensar: é possível não ter nunca mais um dia de chuva? Não, mas o que diferencia é: o quanto isso atrapalha na sua vida? Qual é a forma como você lida com ela? Quais estratégias você tem para passar por isso? São estratégias funcionais para você?
Gosto de pensar nessa analogia pois são duas coisas que não temos controle, mas podemos aprender a passar por essas situações de uma forma menos prejudicial para nós.
De que forma você está lidando com a sua ansiedade? Pense nisso! 🤍