12/20/2023
Para a maioria da pessoa as festas de fim de ano são motivo de alegria e celebração, mas para algumas pessoas durante esse período elas ficam mais ansiosa e depressiva. Algumas pessoas desenvolvem a síndrome do fim do ano, ou também conhecido pelos profissionais da saúde mental como um Transtorno Afetivo Sazonal.
Esse transtorno apesar de ser considerado como algo passageiro, se não diagnosticado e tratado corretamente, pode evoluir e se tornar um transtorno recorrente, causando sofrimento ao indivíduo.
O Transtorno Afetivo Sazonal apresenta sintomas semelhantes aos da depressão, dentre eles:
♦️Tristeza e desânimo constante;
♦️Falta de apetite;
♦️Irritabilidade;
♦️Impaciência;
♦️Alterações de humor;
♦️Transtornos do sono;
♦️Desinteresse por atividades;
♦️Falta de energia;
♦️Dificuldade de concentração;
♦️Dificuldade em socializar.
É importante salientar que todas essas sensações e sentimentos são comuns, principalmente com a correria do final de ano, por isso deve-se observar com cautela se os sintomas são de um episódio isolado ou se ocorrem de maneira persistente.
No geral, é importante não se cobrar demais, então nesse período de festas tente estar com pessoas que você realmente gosta, realizando atividades que te tragam motivação e prazer, sem exceder os seus próprios limites.
Ao mesmo tempo, permita-se vivenciar momentos especiais.
Muitas vezes somos tomados pela ansiedade e angústia da saudade do passado e do medo do futuro , que esquecemos que o único momento que podemos controlar é o agora.
Se você sente que a tristeza e a angústia te impedem de celebrar os bons momentos da vida, busque apoio especializado.