Casa das Marias

Casa das Marias Espaço voltado a Sabedoria Ancestral Feminina, onde se encontram todas as mulheres ( Donzelas, Mães, Anciãs). Temos o propósito de ser livre e feliz!

AS DANÇAS CIRCULARES" Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar..."Esta estrofe pertence a uma popular cantiga infantil,...
17/10/2025

AS DANÇAS CIRCULARES

" Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar..."

Esta estrofe pertence a uma popular cantiga infantil, que embalaram a infância de muitas crianças e mais especificamente das meninas.

As cantigas de rodas ou as brincadeiras chamadas " cirandas" não surgiram por acaso. Pinturas rupestres em cavernas espalhadas pelo mundo inteiro, retratavam essas festivas associações que posteriormente foram chamadas " danças circulares".

As meninas em tenra idade eram " iniciadas" nas rodas de poder de forma lúdica e descontraída com finalidade de praticarem a espiral. Quase todos os povos nativos sobre a superfície da Terra, possuíam suas danças circulares que além de ter finalidade integrativa, reuniam movimentos de muita força.

Passo a explicar de forma mais elaborada: o movimento da Terra em torno do sol, dos elétrons em torno do átomo, as fases da lua e até o fato do planeta girar em torno de seu próprio eixo, corroboram a convicção de que o movimento circular é criativo e concêntrico. Uma orbital cheia de coerência.

A noção do poder associado ao movimento circular foi naturalmente assimilado e reproduzido por todas as gentes. Dançar em círculo era representar o próprio ciclo da existência e todos o faziam.

Parte do resgate da espiritualidade ancestral, consiste inclusive, em trazer de volta as danças circulares, agora praticadas isoladamente por povos tribais. Mulheres reunidas em círculos mobilizam a egrégora da Deusa Mãe, o que as favorece nos campos psíquicos e emocionais. As mulheres de antigamente o sabiam, o sentiam e por isso, louvavam outro círculo sagrado: a lua, girando de mãos dadas.

Desde pequenas, as meninas eram incentivadas a dar as mãos as amigas e "brincar" de girar, para que se tornassem unidas e fortes. As cantigas infantis de roda, são portanto um pálido reflexo desse ritual lindíssimo que deveria ser retomado por todas nós.

Então se você quer concentrar força e alterar seu estado de espírito para uma nuance mais sutil e alegre, gire! Dance em círculos, rode e se encontrar outras mulheres para dar as mãos, façam uma linda ciranda. Isso é um exercício de FORÇA FEMININA!

11/10/2025

A verdadeira força está em abraçar a dualidade, onde a luz ilumina o caminho e a sombra nos lembra da nossa humanidade.





08/10/2025

Assistam até o final .
E reflitam...
Se questionem em que suas escolhas se baseiam.
ihtb
Sempre com conteúdos significativos. Grata

05/10/2025

Dizem que alguns portais se abrem sozinhos.
Mas os mais poderosos só se abrem quando você volta pra si.

Quando você mistura, toca, cria.
Quando lembra que suas mãos também são instrumentos de cura.
É ali que a magia começa — no gesto mais simples.

Existem portais que se abrem no mundo…
e outros que se abrem de dentro.

Quando você cria algo com as próprias mãos,
quando o cuidado vira alquimia,
é o mundo que se move pra te acompanhar.

Porque criar é lembrar.
Lembrar do que te mantém viva, do que te protege, do que te faz sentir parte.

Existem curas que só acontecem assim —
de dentro pra fora.
Entre espuma, perfume e silêncio.
Entre portais visíveis e invisíveis.
Entre o que você faz… e o que te transforma enquanto faz.

Às vezes, é no gesto mais simples que tudo muda.
Quando você mistura um pouco de planta, um pouco de ciência
e um tanto de você.

Quando cria algo com as próprias mãos,
não é só o produto que ganha forma —
é você que começa a se reconstruir também.

Porque existem curas que ninguém pode fazer por você.
Mas existe um tipo de amor silencioso
que só desperta quando você se escolhe de novo.

Foi assim que as antigas curandeiras faziam: transformavam o comum em ritual.

E talvez… seja isso que a magia sempre quis dizer.



Ja se perguntou ?
30/09/2025

Ja se perguntou ?



CLASSIFICAÇÃO MENSTRUAL DAS MULHERES DENTRO DO CICLO LUNAR1. MULHERES DO CÍRCULO DA LUA BRANCA:É quando a ovulação coinc...
30/09/2025

CLASSIFICAÇÃO MENSTRUAL DAS MULHERES DENTRO DO CICLO LUNAR

1. MULHERES DO CÍRCULO DA LUA BRANCA:

É quando a ovulação coincide com a lua cheia e a menstruação com a lua negra. Como o auge da fertilidade ocorre na fase cheia da lua, elas tem melhores condições energéticas para expressar suas energias criativas neste período. São mulheres essencialmente dedicadas à procriação, a magia do amor de mãe, a protetora e guardiã do lar.

2. MULHERES DO CÍRCULO DA LUA VERMELHA:

É quando a ovulação coincide com a lua negra e a menstruação com a lua cheia. Como o auge da fertilidade ocorre durante a fase da lua escura, há um desvio das energias criativas, que são direcionadas ao desenvolvimento interior, em vez do mundo material. Diferente do tipo "lua branca", que é tida como a boa mãe, a mulher do ciclo lua vermelha é a bruxa plena, maga ou feiticeira, que usa mais facilmente sua energia sexual para fins mágicos, além dos criativos.

✍ Mirella Faur- O Anuário da Grande Mãe - com modificações do texto original.

27/09/2025
Antes do encolhimento do Feminino era a Deusa e tudo o que é dividido em nossas próprias vidas estava em harmonia na Del...
26/09/2025

Antes do encolhimento do Feminino era a Deusa e tudo o que é dividido em nossas próprias vidas estava em harmonia na Dela.
Ela estava profundamente no seu corpo. O corpo dela era sagrado. Na Religião Antiga, corpo e espírito eram um só.
Ela era vista como substancial, como essencialmente encarnada. Suas coxas, sua barriga, seus seios eram generosos, sua força física aparente.
Sentimos falta da beleza de tal imagem, nós que fomos ensinados a medir-nos infinitamente. Muito gordo, muito magro, muito liso, muito enrugado. Nossos corpos nunca são bons, e em si mesmos. Temos que negar nossa naturalidade para ver beleza.

O que aprendemos a rejeitar já foi sagrado.
O que aprendemos a esconder atrás de portas fechadas já foi celebrado à vista.
O sangue era sagrado para a Deusa - sangue menstrual. Algumas de suas imagens foram pintadas de vermelho entre as pernas. O que alguns de nós e muitas de nossas mães aprenderam a ver como "a maldição" foi visto como a bênção, a magia criativa particular das mulheres. Pensa-se que o sangue que corre de si mesmo e não de um ferimento era a própria fonte da vida.
Um dos primeiros contos de criação declarados do que quando a Mãe criou o homem e a mulher, ela os fez a partir de uma mistura de seu sangue menstrual e barro. Além disso, todas as mulheres carregavam um pouco da substância sagrada da Deusa e participaram da sua capacidade de criar vida.

Kathie Carlson, em Sua Imagem: A Busca da Filha Não Curada por Sua Mãe

Arte de Helen Claira Burt

26/09/2025

Endereço

Presidente Prudente, SP

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Casa das Marias posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram