09/01/2020
Uma história de luta e superação para alcançar o sonho de poder cuidar das pessoas. É assim que podemos definir a história de Edileusa Marques. Vinda de uma família humilde, Edileusa foi para cidade de Palmas, no Tocantins, para realizar o sonho de ser enfermeira.
Divorciada e mãe de três filhos, ela conseguiu conciliar por anos a rotina intensa do cuidado com o lar, o trabalho durante o dia e o curso técnico de Enfermagem à noite.
Toda a luta foi premiada, anos depois, com o diploma do curso superior. Hoje Edileusa tem orgulho de atuar como enfermeira no HECC – Hospital Estadual de Combate à Covid-19 do Tocantins. “Após muita dificuldade, sou enfermeira graduada em Urgência e Emergência. Ser enfermeira é o dom e o ato de cuidar. Lute sempre pelos objetivos. Lutar sempre, desistir jamais”, afirmou.
Essa é uma das 1.378 histórias inspiradoras dos profissionais de Enfermagem que atuam no ISAC – Instituto Saúde e Cidadania. No total, são 976 técnicos e 402 enfermeiros que se dedicam à área nas unidades administradas pelo Instituto no Pará, Alagoas, Tocantins e Bahia e, ainda, na Sede Administrativa em Brasília.
Algumas dessas histórias fazem parte da série “Enfermagem e eu, uma história de vida!”. As peças foram produzidas pelo ISAC para homenagear enfermeiros e técnicos da Instituição durante a Semana de Enfermagem. O evento é realizado de 10 a 20 de maio de forma integrada em todas as unidades gerenciadas pelo ISAC.