02/09/2025
Chegou o dístico! Finalmente
Quem tem uma criança com autismo sabe o sufoco que é o atravessar de uma estrada descontrolado, ou o chegar a um lugar apinhado e deixar o carro longe o suficiente para despoletar uma crise.
Qualquer autista portador de atestado multiusos com, pelo menos 60% de incapacidade, tem direito a este documento e a usufruir do seu benefício.
-Ah mas não tem uma deficiência física, não precisa! - esta questão levou-me a adiar por vários anos um direito do Lucas. Efectivamente não precisa se houver lugares vagos, mas quando não há?
Quantas vezes tenho que largar tudo no chão (mochilas, carteira, compras) e correr para o segurar, para prevenir um possível atropelamento? Tudo, pq não consegui um lugar a porta de casa, e naquele momento não tenho ajuda.
E à entrada da escola, quando tnh que sair do carro para entregar o Lucas à auxiliar que o aguarda ao portão? A GNR, por várias vezes, me pediu para o deixar sair e arrancar. Quando explico a razão pela qual não o posso fazer, pedem-me que estacione, mas onde?
Problema: quando foi passado o atestado, a junta médica não assinalou o pedido do dístico, ou pq não viram necessidade, ou pq nem sabiam. Resolvi pedir revisão desta situação, que foi imediatamente corrigida. Depois foi só fazer o pedido ao IMT online e aguardar.
Passados 4 MESES (lol), chegou! - Portugal no seu pior!
Obrigada Diário de uma pequena guerreira
pelas orientações ;)