31/08/2025
Matéria no 🗞️
8 dermatologistas contam quais produtos eles próprios usam na pele — e o que acham desnecessário
No mundo do skincare, passar o protetor solar é aquele hábito unânime, quase como escovar os dentes: não dá para pular. Mas e além desse produto? Com tantas promessas nas prateleiras, e uma enxurrada de dicas nas redes sociais, f**a difícil saber o que realmente vale o investimento.
Ao Estadão, oito dermatologistas contam não só o que recomendam aos pacientes, como também o que usam na própria pele. E, no mesmo tom de sinceridade, revelam ainda o que evitam, consideram superestimado ou simplesmente já deixaram de utilizar.
Katleen Conceição
Dermatologista especializada nos cuidados com a pele negra. Autora do livro “Dermatologia para Pele Negra” (Editora Manole)
“Dois produtos que não abro mão para os cuidados com a pele negra são o sabonete com ácido glicólico e o filtro solar com cor. “
📌O ácido glicólico promove renovação celular, melhora a textura e ajuda a uniformizar o tom da pele. Eu uso todos os dias pela manhã.”
📌Já o filtro solar com cor tem um papel duplo: protege contra a radiação ultravioleta e também contra a luz visível, que é um dos principais agravantes da hiperpigmentação em peles mais escuras. Além disso, ajuda a disfarçar as manchas e contribui para uma aparência mais uniforme.
📌Vitamina C?
A vitamina C é um ativo importante, mas nem sempre é indicada para todo tipo de pele. Muitas pessoas com pele oleosa ou acneica podem apresentar reações, não pela vitamina C em si, mas pelo veículo do produto — seja ele em creme ou sérum. Peles brasileiras, no geral, tendem a ser mais oleosas, então é preciso cuidado na escolha da formulação. No meu caso, prefiro usar a vitamina C associada a outros ativos, e não na forma pura.
👩🏾⚕️ATENDO TODOS OS TIPOS DE PELE