
08/08/2025
A cefaleia, vulgarmente designada por dor de cabeça, é uma situação clínica muito comum. Quando se torna numa situação muito recorrente pode afetar a qualidade de vida e tornar-se numa situação incapacitante.
É caracterizada por uma dor localizada na cabeça ou zona superior do pescoço, podendo ser repentina ou gradual e com uma duração variável de 30 minutos, até várias horas. As cefaleias são classif**adas conforme as suas características e podem estar associadas a outras condições ou patologias, como por exemplo: ansiedade, depressão, tensão, enxaqueca, consumo de álcool, tabaco medicamentos, sinusite, otite, hipertensão, inflamações, hipoglicemia, nevralgias.
Uma cefaleia é uma situação que deverá ser avaliada, para uma correcta caracterização da intensidade, frequência, sintomas associados e fatores desencadeantes, para um melhor tratamento ou prevenção, assim como a identif**ação de sinais de alarme que requerem uma intervenção médica urgente.
Pode ser necessário o uso de medicação na cefaleia, devendo sempre ser aconselhada pelo médico ou farmacêutico em conjunto com medidas não farmacológicas, que irão eliminar ou reduzir a intensidade da cefaleia e os sintomas associados.
Visite